A PoliFeira do Agricultor da UFSM, projeto de extensão vinculado ao Colégio Politécnico, que já é reconhecida por seus objetivos de fortalecer a agricultura familiar, a extensão universitária e práticas de alimentação mais saudáveis na cidade, agora busca também fortalecer ações de sustentabilidade. Isto por meio de sua nova iniciativa, a Campanha de Retornáveis da PoliFeira, lançada nas redes sociais na última semana e oficialmente iniciada na feira desta terça (11).
Visando a minimização dos impactos de lixos do tipo plástico, isopor e vidros ao meio ambiente, a campanha busca construir junto aos consumidores uma relação de sensibilização à pauta da sustentabilidade e do reuso, no sentido de a PoliFeira ser mediadora de um processo de mudança. O pensamento é que pequenas ações cooperam não apenas com os próprios produtores cadastrados, que ao receberem novamente as embalagens dos ovos coloniais ou dos sucos integrais não precisam adquirir novas, mas também, e principalmente, com a natureza, que deixa de receber materiais que levam centenas de anos para se decomporem.
Até o momento, o ponto de coleta dos retornáveis é a própria PoliFeira, que ocorre todas as terças-feiras, das 7h às 12h30, na Avenida Roraima, mas a ideia é expandir a iniciativa para outros pontos, a depender do caminhar da campanha.
Serão aceitas em todas as bancas da feira quaisquer embalagens em bom estado e devidamente higienizadas, como caixas de ovo (papelão ou plástico), embalagens plásticas transparentes com tampa, embalagens de isopor, vidros de compotas e garrafas de vidros para sucos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PoliFeira