Novo livro sobre jornalismo literário homenageia professor da UFSM

Em "Jornalismo Literário: itinerários possíveis", jornalistas formados na UFSM homenageiam o professor Paulo Roberto Araujo

Imagem vertical de capa de livro. Fundo azul escuro com pequenas imagens da rosa dos ventos em tom marrom acobreado distribuídas na parte superior e inferior. A imagem da rosa dos ventos está dentro de um círculo é em formato de estrela, traz os quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste e os quatro pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste. No centro, está escrito “Jornalismo literário” numa faixa em fundo branco na horizontal com os dizeres em letra maiúscula, tamanho maior, centralizado e tom marrom acobreado. Logo abaixo, em letras maiúsculas, tamanho menor e tom marrom acobreado: “itinerários possíveis”. Abaixo, uma faixa horizontal na cor amarela na qual está escrito em letras brancas e maiúsculas: “Uma homenagem a Paulo Roberto Araujo”. Abaixo da faixa amarela, no fundo branco, está escrito em tom marrom acobreado: “Marlon Santa Maria Dias, Olívia Bressan e Viviane Borelli (organizadores)”. Descrição de imagem realizada por Samara Wobeto (PETCom UFSM) e Viviane Borelli (UFSM). A imagem de capa está sob um fundo vermelho. Na parte superior, está escrito: “ebook Lançamento!” em letras brancas sob uma faixa azul escura. Na parte inferior, está escrito “Download no site da Editora FACOS-UFSM” em letras na cor branca. Em 5 de outubro de 2016, a comunidade acadêmica, especialmente professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFSM, foram surpreendidos com a notícia do falecimento de Paulo Roberto Araujo, professor do curso de Jornalismo. Leitor voraz, apaixonado por livros e pelas possíveis relações entre jornalismo e literatura, Paulo Roberto ajudou a formar várias gerações de jornalistas durante as três décadas de docência na UFSM.

Comovidos com a partida prematura do professor, Marlon Dias, Olívia Bressan e Viviane Borelli, três de seus ex-orientandos, resolveram organizar um livro que fosse não apenas um tributo a Paulo Roberto, mas também um registro de alguns de seus ensinamentos sobre a prática e o texto jornalísticos. Assim nasceu “Jornalismo Literário: itinerários possíveis – uma homenagem a Paulo Roberto Araujo”, publicado pela Editora Facos-UFSM.

A coletânea de textos foi escrita por 22 autores, jornalistas formados na UFSM e que foram alunos e colegas de Paulo Roberto. O prefácio é assinado pelo jornalista e professor universitário Luiz Antônio Araujo, sobrinho do homenageado. A coletânea ainda conta com um texto escrito por Luciana Mielniczuk, a Luti, grande amiga de Paulo Roberto, professora do curso de Jornalismo da UFSM entre 2004 e 2011 e que faleceu em 2018.

O livro tem três partes. A primeira é dedicada a artigos e ensaios que discutem conceitos, metodologias e características do jornalismo literário; na segunda, o leitor encontra reportagens e perfis; na última parte, crônicas desenham um perfil sobre Paulo Roberto. Por fim, há uma reunião de mensagens originalmente publicadas nas redes sociais por amigos e alunos em homenagem ao professor na época de sua morte.

O livro se inscreve num espaço editorial lacunar que se refere a obras que apresentam a intersecção entre a teoria e a prática do jornalismo literário. Portanto, é direcionado especialmente a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo interessados no tema.

“Jornalismo Literário: itinerários possíveis” está disponível para download gratuito no site da Editora FACOS-UFSM, pelo link.