Um grupo de pesquisadores da UFSM tem atuado na recuperação de ventiladores pulmonares que estão estragados e em desuso. A ação se estende por todo o Estado, e vem acontecendo desde o início da pandemia de coronavírus.
O fluxo de respiradores a recuperar vem diminuindo bastante, porém, eles são extremamente necessários para o tratamento da Covid-19. Por isso, o grupo segue em busca de mais equipamentos que possam voltar ao uso. O trabalho é realizado de forma gratuita e, em caso de necessidade de compra de peças, a UFSM buscará doações ou entrará em contato com a instituição proprietária do equipamento para viabilizar a compra.
Portanto, caso alguma instituição tenha ventilador pulmonar que precise de manutenção ou equipamento antigo/descartado, é só entrar em contato pelo Whats (55) 99169-7407, com o prof. Luciano. A equipe da UFSM irá combinar a forma de envio ou a busca destes materiais. Os equipamentos devem ser enviados juntamente com os acessórios disponíveis.
Em um relatório parcial dos trabalhos de recuperação de ventiladores pulmonares, o grupo informa que foram recebidos 28 respiradores ao longo do período de atuação. Destes, 20 foram recuperados, 6 não conseguiram ser recuperados, e 2 seguem em conserto. Na tarde de ontem (23), um equipamento para uso infantil foi entregue em Santiago.
Texto: Paola Martins Jung / bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Edição: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor