O segundo nanossatélite do programa NanosatC-BR, fruto de um convênio entre Inpe e UFSM, será lançado na madrugada desta segunda-feira, 22 de março, às 3h07min (horário de Brasília).
O lançamento estava programado para a madrugada do último sábado, 20, mas durante a live o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, informou que o lançamento seria adiado por problemas de oscilação de energia. Em nota da Roscosmos, durante o sábado, 20, informou que o comitê no Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) testou o foguete espacial Soyuz-2.1a e detectou avaria técnica e, por isso, reagendou o lançamento para a manhã desta segunda-feira, 22.
Uma nova live está programada para iniciar 1h30 desta madrugada, contando novamente com a presença do Ministro Marcos Pontes, diretamente do estúdio em Brasília e do reitor da UFSM, prof. Paulo Burmann, do vice-reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, e do Diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, Prof. Tiago Marchesan, que estarão no estúdio montado na UFSM. Além disso, os professores da UFSM Eduardo Escobar Burger e Andrei Piccinini Legg estarão no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhando o lançamento presencialmente e na live do MCTI. Representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da indústria aeroespacial também participarão.
A transmissão da live será feita através do youtube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do facebook da UFSM e do Gabinete do Reitor. O início está agendado para as 1h30min de segunda-feira e seguirá até por volta de 3h30min, com o lançamento do nanossatélite previsto para as 3h07min.
Saiba mais sobre o nanossatélite e o programa NanosatC-BR aqui.
Texto: Solange Prediger (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM)
Foto: Inpe