Desde a suspensão das atividades presenciais em março de 2020 como forma de prevenção da disseminação da Covid-19, a UFSM adotou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). A forma de ensino mudou e a avaliação também.
Chegou o momento de estudantes e professores avaliarem o ensino e a aprendizagem durante o segundo semestre de 2020. O questionário está disponível de 16 de março a 23 de maio, no Portal de Questionários.
O que os estudantes avaliam?
A forma de avaliar o processo de aprendizagem está mudando. Os estudantes avaliam em um único questionário como foi sua experiência de aprendizagem durante o 2º semestre de 2020. As questões tratam do ambiente e infraestrutura do estudante, da infraestrutura pedagógica e do atendimento do curso, dos aspectos pedagógicos do REDE, do processo de ensino-aprendizagem, das oportunidades de ampliação dos estudos, da participação e do envolvimento com o REDE e dos próximos passos nas atividades acadêmicas.
A Percepção do Discente sobre o 2º semestre de 2020 é sigilosa e importante para definir os próximos passos da instituição. A questão aberta é dedicada a sugestões de melhoria e críticas construtivas, evitando linguagem violenta como trata o Código de Convivência Estudantil.
O que os professores avaliam?
A novidade neste ano é a possibilidade dos professores avaliarem sua forma de ensino durante o semestre. O questionário da Percepção Docente trata do ambiente e infraestrutura do professor, do apoio institucional, do serviço e atendimento em setores da Universidade, das plataformas digitais e do sistema de ensino-aprendizagem.
As avaliações são desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada Unidade e operacionalizada pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).
Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail coplai@ufsm.br