AUFSM esteve representada na maior competição de clubes da américa latina, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Nesta 39ª edição que aconteceu em São Paulo entre 10 e 13 de dezembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. 7 atletas do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) marcaram a primeira participação da Universidade Federal de Santa Maria no campeonato.
Apesar das dificuldades para os treinamentos durante o ano e de algumas marcas abaixo do esperado, a presença dos atletas na competição tem enorme valor para a universidade, que passa a figurar nos grandes eventos de Atletismo do Mundo. Entre os feitos a serem destacados, a equipe da UFSM apresentou os melhores resultados do Rio Grande do Sul nas corridas de revezamento. Individualmente, os competidores destacam o aprendizado e a vivência em uma competição de nível Olímpico. As provas também serviram como preparação para o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-23.
Confira o desempenho dos atletas:
Lançamento de disco – Masculino: Adriano Alexandre Velozo – Marca: 34.70m.
Cometendo duas faltas, Adriano não conseguiu impor seus resultados anteriores e teve um lançamento abaixo de suas melhores marcas.
3000 metros com obstáculos – Feminino: Bruna Alves Teixeira – Tempo: 13.38.35.
Bruna correu bem, mas não conseguiu imprimir seus índices anteriores. Professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, um dos treinadores e coordenador do projeto, explica que a prova requer um treinamento e preparo contínuo, certamente prejudicado pelas implicações do isolamento social e pela falta de espaço para prática, lembrando que a pista da UFSM passa por obras.
3000 metros com obstáculos – Masculino: Daniel Klein Ortiz – Tempo: 10.02.04
Daniel também fez uma boa prova, mas não conseguiu alcançar seus números anteriores, muito em razão das dinâmicas de treino afetadas durante o ano.
Revezamento 4×100 metros – Masculino: Adriano Alexandre Velozo, Edenilson de Brito Saldanha, Rodrigo Constantino de Melo e Kairam Rios – Tempo: 45.94.
Apesar das dificuldades impostas durante o ano, a equipe se posicionou entre as 12 melhores da modalidade dessa grande competição, disputando nas raias com nomes garantidos que correrão em Tóquio nos próximos jogos Olímpicos..
Revezamento 4×400 metros – Masculino: Heitor Soares Maia, Edenilson de Brito Saldanha, Rodrigo Constantino de Melo e Kairam Rios – Tempo: 3.43.81.
Em prova de alto nível, os atletas da universidade ficaram entre as 8 melhores equipes da modalidade. Com a colocação, a UFSM também marcou seus 2 primeiros pontos em sua história no evento.
Os resultados completos em podem ser conferidos no site da Confederação Brasileira de Atletismo.
Fonte: NIEEMS – UFSM