O projeto COVID Psiq apresentou, nesta terça-feira (15), os resultados atualizados da terceira fase da pesquisa sobre saúde mental que tem realizado ao longo de 2020, com colaboradores voluntários. Também foi apresentado o mais novo projeto: Resilieight, que traz oito passos para a saúde mental e bem-estar. A apresentação aconteceu em live no canal do YouTube.
A pesquisa é um questionário que segmenta os resultados em cinco problemas psicológicos: estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, alcoolismo e estresse. Dentre esses, os grupos são divididos a partir de características físicas e sociais, como idade, renda, relações familiares, traumas, escolaridade e sexo.
De acordo com o grupo, alguns resultados podem ser destacados:
- sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram mais recorrentes nas mulheres;
- consumo de álcool foi maior entre os homens;
- quanto mais jovem o indivíduo, maior é a vulnerabilidade para sintomas de depressão e ansiedade;
- pessoas solteiras e casadas tiveram uma redução dos níveis de depressão, já os divorciados e viúvos tiveram uma redução na metade do estudo e um aumento na terceira etapa;
- pessoas com maior escolaridade apresentaram menos sintomas de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático (pouca diferença em relação ao álcool);
- estudantes (de ensino técnico, médio e fundamental) e desempregados foram os que apresentaram mais sintomas de depressão;
- pessoas que declararam ter sofrido alguma situação de preconceito durante a pandemia, tiveram mais sintomas de depressão, ansiedade, estresse e transtorno de estresse pós-traumático.
Esta foi a penúltima fase da pesquisa. A última fase está programada para o mês de janeiro.
Resilieight: oito passos para a saúde mental e bem-estar
No final da conversa, Vitor Calegaro, coordenador do COVID Psiq, deu mais detalhes sobre o projeto Resilieight. Segundo ele, a ideia tem base no conhecimento produzido durante a tese de doutorado com vítimas do incêndio da boate Kiss e na experiência em atendimentos clínicos e abordagens psicoterapêuticas. O objetivo é fazer o passo a passo em formato de vídeo para intervenção na saúde mental. De acordo com Calegaro, pode funcionar como um atendimento ou como um curso para a população.
Os oito passos são: (1) manter o corpo saudável, (2) respeitar os ritmos biológicos e sociais, (3) focar nas emoções e pensamentos positivos, (4) ter um propósito na vida, (5) cultivar relacionamentos saudáveis, (6) investir em recursos internos, (7) aceitar e agradecer e (8) acreditar.
A live pode ser encontrada completa no canal do COVID Psiq .
Texto: Juan Grings, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira