Foi realizado no mês de setembro o lançamento do livro intitulado “O Lobisomem da Campina”, uma produção que conta com acessibilidade para pessoas surdas e cegas. A autoria é de André Krusser Dalmazzo e Melânia de Melo Casarin, com ilustrações de Alexandre Martins Vidor.
Produzido pelo Projeto Mãos Livres, o objetivo da obra é resgatar os mitos do nosso folclore que são passados de geração em geração. O livro conta a história de Leopoldo, um menino que em noites de lua cheia se transforma em Lobisomem.
A acessibilidade para pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), consiste em um QrCode com a dramatização da história. Já a acessibilidade para as pessoas cegas consiste em dois QrCodes: o primeiro possui a narrativa em PDF, possibilitando o leitor acessar o livro através do leitor de tela e o segundo, possui a narrativa em Áudio Descrição (AD).
O Projeto Mãos Livres foi criado em 2002 como uma parceria entre os cursos de Desenho Industrial e Educação Especial. Desde então, dedica-se à educação dos surdos, ao reconhecimento da Libras e à produção de artefatos culturais à comunidade surda brasileira, trabalhando com pesquisas sobre a produção cultural bilíngue, promovendo a construção do conhecimento da população surda brasileira.
O Mãos Livres é movido com a ajuda de acadêmicos e servidores de diversos Cursos da UFSM. Para conferir mais sobre o projeto, clique aqui. Para mais informações sobre acesso ao livro, é possível contatar a equipe pelo e-mail projetomaoslivres@gmail.com
Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor