Desde 2015, o Grupo de Pesquisa EstratO atua no estudo, pesquisa e publicação de resultados obtidos a partir de suas investigações sobre mídia, estratégias e organizações. De lá para cá, em cinco anos, passaram pelo grupo mais de 15 alunos, os quais desenvolveram a iniciação científica resultando em livros, artigos em periódicos e participação em congressos em todo o país.
Diante da pandemia do novo coronavírus, o cenário organizacional sofreu modificações, impondo adaptação e inovação nas formas de comunicação. Do mesmo modo, o Grupo de Pesquisa EstratO também acompanhou a dinamicidade do contexto e ajustou seu planejamento para 2020. Assim, o novo projeto do EstratO, que se trata de uma publicação intitulada #CasesInspiradores: Comunicação na Prática, também vai contar com uma sessão especial, com experiências vividas por profissionais de comunicação diante da crise da Covid-19 no Brasil. A chamada pública de cases será lançada em breve.
Este projeto representa a continuidade do trabalho de pesquisa já realizado, tendo agora como foco a publicação de cases inspiradores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, cujos relatos contarão com a participação de profissionais do mercado, num movimento de aproximação com egressos e sociedade, resultando em um material didático para a sala de aula, para o tensionamento com as teorias.
O objetivo é desenvolver um livro de cases a fim de contribuir com a divulgação do trabalho profissionalizado de comunicação em diferentes regiões do Brasil e com diferentes temas, agregando às práticas de sala de aula. Busca-se também somar à prática de profissionais, tendo o livro como um instrumento de motivação, visibilidade dos trabalhos desenvolvidos nas organizações e benchmarking.
Além do projeto da terceira publicação organizada, o grupo continua atuando na divulgação científica da área e no aperfeiçoamento de seus integrantes. Confira algumas das atividades no site.