Na tarde desta quinta-feira (22), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o professor doutor Antonio Barra Torres falou sobre a atuação da agência no combate ao novo coronavírus, que causou a pandemia de Covid-19. O evento foi uma atração da 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM.
A transmissão foi iniciada com uma breve fala do professor do curso de Medicina da UFSM, Alexandre Vargas Schwarzbold, que apresentou Torres e introduziu o assunto.
Torres primeiramente apresentou a Anvisa, falou das suas atuações gerais, sua abrangência e a sede, em Brasília. Depois da rápida introdução, relembrou o início das ações de combate à Covid-19, que se iniciaram ainda em janeiro, quando, no dia 27, foi criado o Grupo de Emergência de Saúde Pública. No mês seguinte, a Anvisa decretou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) ao publicar a Portaria Nº 188, no dia 4 de fevereiro.
Além disso, o palestrante apresentou a linha do tempo do combate, que vai do início do ano até atualmente. Algumas das atuações do órgão no período foram coibir o sobrepreço de medicamentos e garantir de fornecimento de medicamentos essenciais, segundo ele.
As vacinas também foram pauta da palestra. Torres falou sobre as quatro que estão sendo testadas em território nacional e explicou o processo de acompanhamento dos resultados. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são três: a CoronaVac (China), ChAdOx1 nCoV-19 (Inglaterra) e Ad26.COV2.S (Europa). Além delas, a vacina produzida pelo laboratório Pfizer-Wyeth (Europa e Estados Unidos) também está em testes no Brasil.
Ao fim da exposição, ele reforçou a importância da Anvisa e pediu a confiança da população no trabalho do órgão. Agradeceu à UFSM pela oportunidade e concluiu: “Esse inimigo será vencido. Com certeza”.
A exposição do convidado está disponível na íntegra no canal da JAI no YouTube.
A JAI segue até esta sexta-feira (23). A programação está disponível no site.
Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista