Com o intuito de contribuir para a ampliação do acesso de brasileiros ao Ensino Superior, um grupo de docentes da UFSM e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) desenvolveu um curso preparatório intensivo para a prova de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o “Espanhol para o Enem”, vinculado ao projeto de extensão “Línguas na comunidade: planejando e implementando um pequeno curso aberto e online para o ensino crítico de espanhol como língua adicional”.
Realizado de forma remota, o curso, cujas inscrições iniciam nesta segunda-feira (19), começará na primeira semana de novembro, estendendo-se até um pouco antes do Natal. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário. A participação é gratuita. O número de vagas é limitado. As inscrições encerram assim que o curso atingir o total de 150 participantes.
Segundo os coordenadores do projeto, embora o curso seja voltado à prova de espanhol, provavelmente auxiliará no eixo “Linguagens, códigos e suas tecnologias” de modo geral, uma vez que privilegia o estudo da linguagem como prática social e aborda a leitura em uma perspectiva multimodal.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail espanholparaoenem@gmail.com.