“Ciências da Religião: retrocesso ou utopia?” será tema de debate nesta terça (20)

O curso de Ciências da Religião (UAB/UFSM) fará um debate nessa terça-feira (20), às 19h30min, no programa Atlas da Educação, do canal do YouTube do professor da UFSM Dejalma Cremonese.

O tema do debate gira em torno da discussão se a temática da religião representa hoje um retrocesso ou ainda serve de utopia para os dilemas do momento presente.

Participarão do debate o coordenador, professor Noeli Dutra Rossatto (CCSH/UFSM), o vice-coordenador, professor Amarildo Luiz Trevisan (CE/UFSM), a professora e tutora do curso Sandra Elisa Réquia (PPGE/UFSM) e dois estudantes do curso, Fábio Stern e Aline Hernandes Grizbowsky.

O curso de licenciatura em Ciências da Religião é ofertado na modalidade EAD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM. Teve a primeira oferta, aprovada para ser executada entre os anos de 2017 e 2020, nos polos de Quaraí, São João do Polêsine, Cacequi, São Francisco de Paula e Constantina.

O Ensino Religioso, objeto deste curso, é uma das cinco áreas definidas como prioritárias pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e carece de profissionais licenciados na área de Ciências da Religião.

Nesse sentido, a UFSM entende ser necessário proporcionar o perfil de formação do egresso facultado a compreender e utilizar as ferramentas teóricas e práticas para trabalhar no campo religioso e especialmente educativo, com a disciplina de Ensino Religioso, levando em conta a diversidade cultural e religiosa presentes no cotidiano.

A ideia do curso surgiu no contexto do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Catástrofe, Trauma e Resistência: Experiência Estética na Formação de Professores”, contemplado na Chamada MCTI/CNPq Nº 14/2013, com tempo de execução de outubro de 2013 a setembro de 2016. A proposta do projeto buscou auscultar as modificações ocorridas no cotidiano da educação de Santa Maria decorridos alguns meses após a tragédia da boate Kiss.

O programa vai ser transmitido pela página do GPForma no Facebook, podendo ser acessado pelo link do YouTube.