Nesta quarta-feira (23), às 17h, ocorreu mais uma edição da webinar “Caminhos do Saber: 60 Anos da UFSM”. O tema foi “Integração da Educação Superior Ibero-Americana – uma Visão Universitária”, que discutiu a integração internacional das universidades.
O debate foi mediado pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e contou com a participação de Luiz Miguel Oosterbeek, secretário do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) da Unesco e professor do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal, e Enrique José Mammarella, presidente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e reitor da Universidad Nacional del Litoral (UNL), da Argentina.
Em sua fala de abertura, Burmann apresentou alguns dados que exemplificam a relevância da produção científica integrada com outros países. Também lembrou que o dia marcava o lançamento da edição internacional da revista Arco em inglês, cuja disponibilidade é online.
Enrique Mammarella, na sua apresentação, abordou algumas iniciativas da América Latina que buscam integrar as universidades dos países. E também falou sobre as redes universitárias que têm esse intuito. Luiz Oosterbeek, por sua vez, dedicou-se a fazer comentários sobre a função social de formação na universidade. Segundo ele, ela deve ser voltada para a criação de lideranças capazes de mudar o mundo, em vez de uma preparação apenas para o mercado de trabalho.
Ao fim, houve espaço para perguntas dos webespectadores. A transmissão foi feita pelo Farol, onde a webinar está disponível integralmente.
Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista