O livro “Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana”, organizado pelas professoras Luciana Ferrari Montemezzo, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFSM, e Rosane Maria Cardoso (Unisc), que acaba de ser lançado, apresenta uma coletânea de artigos que abordam temas como a guerra civil espanhola, o boom hispano-americano, a literatura medieval espanhola, entre outros.
Com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a obra traz à cena figuras emblemáticas da cultura hispânica, como Buenaventura Durruti e Federico García Lorca, e chega até autores recentes, como Elvira Lindo, Nélida Piñón e Alejandro Zambra. O livro conta com a apresentação da professora do PPGL Rosani Úrsula Ketzer Umbach, especialista em Memória e Literatura.
Da UFSM, além de Luciana, que organizou a obra e publicou um capítulo, e da apresentação de Rosani, a doutoranda do PPGL Catiussa Martin também assina um capítulo. Os demais pesquisadores que publicam artigos no livro são externos, de instituições da Colômbia, Chile, Espanha e Brasil.
Mais informações sobre o livro no site da Pontes Editores.