Uma estudante do curso de Pedagogia do Centro de Educação (CE) da UFSM foi selecionada para participar, neste mês de setembro, do curso “Integração de tecnologias imersivas na educação: mecanismos de aprendizagem e práticas educacionais efetivas a partir da formação de professores”. A atividade é coordenada por professores da Universidade
Católica da Santíssima Concepção e da Universidade do Chile.
O curso, em formato online, inicia nesta quinta-feira (10), quando a estudante Mariana Borges Leme começa a acompanhar as atividades, a serem desenvolvidas em seis encontros semanais. O objetivo desta formação é fortalecer o desempenho
profissional dos estudantes em formação inicial por meio da integração tridimensional de tecnologias imersivas na simulação de práticas pedagógicas e nos processos de ensino-aprendizagem em ambientes escolares reais.
As atividades pedagógicas serão desenvolvidas em ambientes virtuais, com a utilização de tecnologias como videogames educacionais e realidade aumentada. As atividades incluem a troca de experiências entre estudantes na formação inicial das universidades chilenas e de Pedagogia de universidades estrangeiras. No Brasil, estão participando desta formação estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da UFSM.
Na UFSM, essa parceria é fruto de um projeto que tem como responsável o professor Marcelo Vieira Pustilnik, do Departamento de Fundamentos da Educação. Ele explica que os pré-requisitos da seleção para os discentes participarem da formação foram estar matriculado no curso de Pedagogia e ter domínio do espanhol.
Segundo Marcelo, a parceria da UFSM com a Universidade do Chile, por meio da professora Sandra Meza, se dá desde 2016. “Temos trabalhado em diversas frentes, com projetos em outras para o futuro”, afirma.