A UFSM, visando capacitar servidores docentes e técnico-administrativos para as especificidades do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), oferta 150 vagas em curso voltado à temática, neste momento de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19.
O curso será ministrado de 24 de agosto a 18 de setembro, na modalidade EaD, usando o ambiente virtual Moodle, contemplando quatro encontros remotos através da plataforma Google Meet. A carga horária é de 30 horas.
As inscrições seguem abertas até sexta-feira (21), às 17h, e devem ser feitas pelo endereço portal.ufsm.br/capacitacao.
O curso visa informar sobre as recentes normativas geradas a partir do ensino remoto, esclarecendo sobre fluxos e encaminhamentos das demandas de planejamento acadêmico e pedagógico no contexto do REDE. A capacitação busca habilitar os servidores para o uso de ferramentas específicas em suas novas rotinas.
Entre os temas abordados, estão: regulamentos, editais e normativas; registro e controle acadêmico em REDE (oferta de disciplinas, matrículas, diário de classe e trancamentos); planejamento pedagógico em REDE (PPCs, plano de ensino e estágios); e acesso remoto às plataformas SIE e G-Suite.
A capacitação é promovida pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e de Graduação (Prograd), no âmbito do projeto UFSM em REDE.
Outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento, através do email ned@ufsm.br.