A FLISM em Casa- a edição de 2020 da Festa Literária de Santa Maria – terminou, depois de três semanas de uma programação intensa e variada com mais de cinco mil visualizações. Neste ano, a FLISM debateu literatura, arte, pandemia, escrita e mercado, além dos já tradicionais debates sobre autoria, representatividade, formação de leitores e literatura em Santa Maria. Além de ter sido realizada de forma virtual, a FLISM disponibilizou diversos conteúdos produzidos por dezenas de escritores, professores e estudantes no portal www.flism.com.br e no canal da Festa Literária de Santa Maria no Youtube.
Entre alguns destaques, tanto da programação deste ano quanto dos dois anos anteriores, estão disponíveis os painéis com Luiz Ruffato, Letícia Wierzchowski, Ignácio de Loyola Brandão, Leonel Caldela, Eliana Alvez Cruz, Cristóvão Tezza, Luiz Antonio de Assis Brasil e Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Natalia Polesso e Samir Machado . Também é possível conferir a Homenagem a Clarice Lispector com a professora Nádia Battella Gorlib, o painel Literatura de/em Santa Maria, além de um vídeo especial que detalha o trabalho de todos os envolvidos na Festa Literária.
Idealizado e organizado pelos professores do Centro de Artes e Letras Gérson Werlang, Raquel Trentin e Enéias Tavares, o projeto “FLISM em Casa” fez parte da Chamada Pública 07/2020 da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, que selecionou ações de extensão no enfrentamento à Pandemia da Covid-19, com programação digital da empresa DotWeb Soluções Inteligentes, além do apoio das livrarias CESMA e Athena e da Prefeitura Municipal de Santa Maria nas Edições Anteriores.