No último sábado, 11, aconteceu um mutirão para realizar testes rápidos de detecção do novo coronavírus em Santa Maria. O objetivo da ação foi reduzir a lista de casos notificados como suspeitos de Covid-19.
A iniciativa foi voltada para os casos notificados pelos serviços de saúde há mais de 15 dias, que ainda não haviam feito teste para coronavírus e que estavam assintomáticos. Para evitar aglomerações, as pessoas foram contatadas por telefone para agendar a testagem. Caso já tivessem realizado o exame, foi solicitado que enviassem os resultados.
Um evento piloto antecedeu a ação no Centro de Referência Covid do município, para planejamento da atividade. No total destas etapas, 354 pessoas foram abrangidas, sendo 219 no sábado, 45 no evento piloto e 90 que enviaram os resultados de testes. Com isso, foi possível atualizar parte da lista dos casos suspeitos e identificar que 25 pessoas apresentaram teste positivo para o novo coronavírus.
A ação aconteceu no Parque da Medianeira e teve organização da Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria, com apoio da UFSM, através de professores do Departamento de Saúde Coletiva e do Observatório em Saúde da Instituição. Contou, também, com a participação de examinadores da pesquisa EpicovidRS, da Residência Multiprofissional em Saúde e da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), formando uma equipe de 42 pessoas.
O trabalho integrado entre academia e os serviços de saúde do município terá continuidade no processamento e análise dos dados coletados, em apoio à Vigilância Epidemiológica de Santa Maria.
Com informações do Departamento de Saúde Coletiva