Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de combate à desinformação na pandemia alcança 47 rádios do interior e sete mil pessoas nas redes sociais



O projeto de extensão “Agência da Hora no Combate à Desinformação”, desenvolvido no Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM Campus Frederico Westphalen, e que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, completa um mês nesta quarta-feira (1º). No período, foram produzidos seis programetes com informações sobre a pandemia, veiculados em 47 rádios comerciais e comunitárias do interior do estado, e também as rádios da Universidade. Foram enviadas, também, cinco newsletters com conteúdo informativo sobre o novo coronavírus para 56 pessoas cadastradas, até então, no e-mail e no Whatsapp do projeto.

Desde o início do trabalho, lançado dia 1º de junho, as publicações sobre a Covid-19 alcançaram 5.400 pessoas na página da Agência Da Hora no Facebook, e mais de duas mil contas no perfil do Instagram. Além dessas mídias, o projeto está presente, ainda, no Twitter e Spotify.

Já foram produzidas reportagens e boletins de áudio sobre temas como: forma de divulgação dos dados da Covid-19 em Frederico Westphalen, os benefícios da água para a saúde, e o sistema de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. Foram checados e desmentidos conteúdos falsos, como o boato de que a água eliminaria o vírus do organismo, que circulam pelas redes sociais.

O projeto é coordenado pela docente Luciana Carvalho, com a coorientação dos professores Luis Fernando Borges, Mirian Quadros e Alice Pavanello, e a colaboração dos técnicos em educação Julia Cervo (relações-públicas) e Mateus Scherer (sonoplasta), todos da UFSM-FW. O projeto conta com cinco estudantes bolsistas (quatro deles exclusivos do projeto) e 14 voluntários, e todos os integrantes trabalham de suas casas, em função do distanciamento social. As reuniões de pauta são realizadas todas as segundas-feiras à tarde, por meio do Google Meet.

Conforme a coordenadora geral, o projeto surgiu da vontade de trabalhar na linha de frente do combate à pandemia. “Entendemos que o jornalismo tem um papel muito importante, que neste momento se torna mais evidente. A pandemia trouxe também uma ampliação do problema em relação à desinformação”, destacou a professora Luciana.

Acompanhe o projeto ‘Agência Da Hora no combate à desinformação’:

Site: www.ufsm.br/checagemdahora

Facebook: www.facebook.com/agenciadahoraufsm (ou buscar Agência Da Hora UFSM)

Instagram: www.instagram.com/agenciadahora (ou buscar @agenciadahora)

Twitter: twitter.com/agenciadahora (ou buscar @agenciadahora)

Spotify: www.encurtador.com.br/aklzP (ou, no app, buscar ‘Checagem da Hora’)

Contato por e-mail: checagemdahora@gmail.com

Cadastre-se para receber a newsletter: www.encurtador.com.br/ghmzV

Mande um “oi” para sugerir conteúdos sobre a covid-19 que precisam de checagem e receber a newsletter em seu Whatsapp: https://wa.me/555599850580 (no app do Whatsapp adicionar e entrar em contato com o número 5599850580)

Texto: Assessoria de Comunicação da UFSM-FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52741

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes