Na manhã desta terça-feira, 16, a UFSM promoveu uma live tira-dúvidas sobre o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o retorno às atividades presenciais. Na ocasião, o reitor, Paulo Burmann, e pró-reitores responderam dúvidas do público que acompanhou a transmissão pelo Farol.
A gravação já está disponível e as questões mais recorrentes foram sintetizadas abaixo. Perguntas que não foram respondidas ao vivo podem ser encaminhadas para o email gabinetereitor@ufsm.br
1 – Registro de Aulas e Presenças / Faltas
- Sugere-se, ao docente que estiver adotando o REDE, a realização do registro de suas atividades no Portal do Professor;
- Recomenda-se que o docente deverá ter uma programação, em seu Plano de Ensino ou em anotações que, posteriormente, irá inserir na versão final do Plano de Ensino, sobre as Tecnologias Educacionais em Rede utilizadas, recursos e atividades disponibilizados, bem como acompanhamento dos discentes que interagem e/ou respondem as atividades;
- Os elementos mais importantes no REDE são o acompanhamento das atividades, conectando a comunidade acadêmica, bem como o Processo de Ensino-Aprendizagem desenvolvido;
- Presenças e Faltas serão situações ajustadas e modificadas, de forma definitiva, somente ao final do período de recuperação do Calendário Acadêmico;
- Professores que concluírem as atividades acadêmicas da sua disciplina podem encerrar a turma (quando todos alunos participaram pelo REDE) ou encerrar apenas a situação dos alunos que concluíram a disciplina pelo REDE. Importante deixar a turma em aberto para futuros lançamentos dos alunos que não tiveram condições de aderir ao REDE;
- Deve-se ressaltar que a forma de recuperação de conteúdos/aulas, quando do retorno presencial, bem como a forma de aplicação do REDE considera a liberdade didático-pedagógica do docente no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem;
- Disciplinas (total ou parcialmente) práticas e estágio curriculares / extracurriculares, em regra geral (Portarias Ministeriais), não podem ser executados pelo REDE. Ressalvadas as exceções de disciplinas em que as práticas já eram realizados com a mediação de Tecnologias Educacionais em Rede, ou autorizadas pela PROGRAD, em situações específicas e analisadas criteriosamente para que não haja descaracterização do campo de estágio;
- A realização presencial de estágios (curriculares ou extracurriculares) é permitida pela IN -03/2020/PROGRAD, mediante análise da PROGRAD, em acordo com coordenações de curso, supervisão e orientação de estágio, campo de estágio, acadêmicos e mantendo as medidas de segurança estabelecidas pelas orientações governamentais.
2 – Avaliações
- As avaliações podem ser realizadas de diversos modos e adaptadas à realidade das Tecnologias Educacionais em Rede empregadas, como por exemplo: avaliações formativas (avaliações regulares, com uma extensão maior, simultânea ao horários das aulas ou com data definida de entrega posterior) e avaliações continuadas (pequenas avaliações, espaçadas e com uso parcimonioso para avaliar a interação dos estudantes), entre outras formas trabalhadas pelo docente e sua percepção sobre o acompanhamento dos discentes;
- As avaliações poderão ser realizadas na sua totalidade ou recuperadas quando do retorno às atividades presenciais (recuperação do calendário) para os estudantes que não conseguiram acompanhar o REDE;
- Deve ser considerada a ideia de flexibilização avaliativa no REDE.
3 – Retorno às Atividades Presenciais / Ajustes no Calendário
- A proposta de recuperação do Calendário Acadêmico será analisada e aprovada pelo CEPE. Nesse sentido, a proposta será de uma recuperação o mais próximo possível das 15 semanas;
- Os docentes poderão, conforme cada caso (no período de recuperação do calendário): ministrar a disciplina inteira no formato presencial, recuperar conteúdos (presencialmente ou por intermédio do REDE), aplicar avaliações, recuperar avaliações e/ou fazer encontros para revisão de conteúdos (já ministrados/disponibilizados no REDE);
- O retorno presencial será avaliado, como foi até agora, conforme o cenário externo, determinações da OMS, Portarias do MEC, orientações das autoridades locais e regionais e, provavelmente, impactará em planificações, definidas em conjunto com as unidades, relativas a espaço físico e horários;
- No período de recuperação do calendário, os docentes que aderiram ao REDE poderão organizar encontros presenciais e também utilizar Tecnologias Educacionais em Rede, aproveitando o material desenvolvido, para recuperação do conteúdo com os estudantes que não aderiram ao REDE;
- As atividades presenciais (na recuperação do calendário) também contarão com o auxílio de Tecnologias Educacionais em Rede em face de sua característica gradual e escalonada.