O Grupo de Estudos sobre Pós-Abolição (Gepa), composto por estudantes do curso de História do CCSH, lançou nesta segunda-feira (15) o livro “Organizações negras de Santa Maria: primeiras associações negras dos séculos XIX e XX”, por meio de uma live no perfil do Instagram.
O livro, em formato virtual e gratuito, reúne o mapeamento de clubes sociais negros, irmandade religiosa, sociedades carnavalescas e beneficentes, imprensa negra e clubes de futebol negros de Santa Maria, criados no pós-emancipação e pós-Abolição. O material traz informações acerca dessas organizações, seus anos de fundação, locais de realização, nomes de seus fundadores, fontes históricas e referências de estudos, além de contar com atividades educacionais como recurso didático.
A obra tem como organizadores Ênio Grigio (professor do IFFar Campus Júlio de Castilhos), Felipe Farret Brunhauser (mestrando em História PPGH/UFRGS), Franciele Rocha de Oliveira (doutoranda em História PPGH/UFSM), Luiz Fernando dos Santos da Silva Rodrigues (graduando do curso de História/Licenciatura UFSM) e Taiane Anhanha Lima (mestranda em História PPGH/UFSM).
Texto: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH