UFSM desenvolve ações de assistência a moradores da CEU durante suspensão das atividades

Se milhares de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria voltaram para suas cidades de origem para cumprir o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, outros permaneceram no campus de Santa Maria, seja por impossibilidade de retorno ou outros motivos particulares. Estima-se que 350 alunos seguiram na Casa do Estudante Universitário (CEU) do campus-sede, além de outros 50 que residem na CEU do Centro, o que corresponde a pouco mais de 15% dos estudantes que ainda permanecem nas dependências da Universidade. Para garantir a saúde de quem permaneceu, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, (PRAE) tem realizado algumas ações.

Higiene e limpeza

Inicialmente, a PRAE orientou os estudantes a retornarem para as suas cidades de origem. Aos que permaneceram, a pró-reitoria está oferecendo ajuda em forma de ações. Por exemplo, as mães moradoras da CEU receberam álcool em gel. Banheiros de uso coletivo também foram equipados com álcool e materiais de limpeza. A SULCLEAN, empresa terceirizada contratada pela UFSM têm feito limpeza das partes externas das CEUs II e III.

Saúde mental e física

Alguns apartamentos foram destinados para receber apenas alunos que precisam ser isolados caso sejam suspeitos de contrair o vírus. Em caso de agravamento dos sintomas, o aluno será encaminhado pela instituição ao sistema de saúde, através do HUSM.

O sistema Sentinela ainda foi designado para fazer o acompanhamento dos estudantes, tanto por via telefônica, quanto presencial. Médicos e enfermeiros da equipe “Saúde da Casa” contribuem no acompanhamento, com o objetivo de evitar ao máximo a sobrecarga do sistema de saúde.

Além da saúde física, é importante tratar da saúde mental. Pensando nisso, foi disponibilizado um suporte emocional para moradores das CEUs e alojamentos, com atendimento online via Skype pelos psicólogos e assistentes sociais do SATIE/PRAE. Esse último também é responsável pela aplicação de oficinas para os alunos durante o período de quarentena: literatura, atividades físicas, yoga, entre outras.

Alimentação

Conforme a normativa N. 001/2020, os auxílios em andamento durante a suspensão das atividades acadêmicas estão mantidos. A determinação também cria o auxílio alimentação emergencial para os moradores das CEUs e alojamentos, devido o fechamento do Restaurante Universitário por conta das medidas de contenção do COVID-19 estabelecidas por decreto no município de Santa Maria.

Reportagem: Juan Grings, bolsista de jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira, jornalista da Agência de Notícias da UFSM