A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) está construindo ações emergenciais para mobilizar a comunidade científica na luta contra o novo coronavírus. Na última terça-feira (31), a FAPERGS publicou uma resolução que autoriza pesquisadores com projetos em andamento a utilizarem parte dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento de ações de pesquisa voltadas ao combate à pandemia de COVID-19. As ações não podem, porém, comprometer substancialmente a execução do projeto original. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Odir Dellagostin, esta é a primeira de diversas medidas que serão implementadas durante o período de isolamento social.
Para formalizar esta alteração no orçamento, o pesquisador interessado deve encaminhar um e-mail para covid19@fapergs.rs.gov.br, informando o valor que será destinado para estas ações, bem como o objetivo. A aprovação será comunicada também por e-mail, sem necessidade de nenhum outro documento físico. De acordo com a Fapergs, este procedimento permite que a alteração seja documentada para que seja considerada no momento da análise da prestação de contas.
A FAPERGS também informa que passou aceitar, provisoriamente, documentação digitalizada. Porém, os originais devem ser encaminhados após o período de quarentena. Ainda segundo o diretor-presidente, a Fundação trabalha na atualização dos sistemas para que, no futuro, seja possível a realização de trâmites sem papel.
A Fundação também está elaborando um edital emergencial de apoio à projetos de pesquisa aplicada para contribuição direta no enfrentamento da pandemia.
Informações: FAPERGS