Esta quarta-feira (18) foi o dia de inauguração do “Disque Covid UFSM”, um callcenter que tem como objetivo esclarecer dúvidas de toda a comunidade sobre o novo coronavírus. Até as 16h30, foram 219 ligações, recebidas por nove atendentes.
O horário de funcionamento vai das 7h até as 19h. Os números do serviço são 3220-8500 e 3213-1800, com nove ramais.
Os atendentes do “Disque Covid UFSM” são alunos a partir do oitavo semestre do curso de Medicina da UFSM, acompanhados de um médico residente, que se revezam a cada quatro horas. A central está sediada em uma sala no térreo do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Uma das dúvidas mais comuns no primeiro dia de atendimento foi o que fazer se os sintomas aparecerem, pois muitos temem ter entrado em contato com alguém contaminado em eventos sociais, festas e até mesmo restaurantes. Já outros disseram apresentar alguns sintomas e queriam saber onde buscar atendimento. Os casos que apresentam todos os sintomas de coronavírus associados são informados à Vigilância Sanitária.
A UFSM suspendeu as atividades letivas e administrativas presenciais a partir de terça-feira (17) por pelo menos 30 dias, por conta da disseminação do coronavírus.
Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias