Na última sexta-feira (28) e sábado (29), uma comitiva de participantes do projeto Geoparque Caçapava, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, fez uma visita técnica em Caçapava do Sul a fim de conhecer os principais monumentos e a cultura da cidade e região, como áreas das Guaritas e Minas do Camaquã.
No total, 17 pessoas realizaram a visita à cidade , dentre professores, alunos e técnico-administrativos em educação, incluindo o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho. A coordenadora do projeto é Jaciele Carine Sell, que na ocasião esteve representada por Natalia Huber.
Para um dos participantes do projeto, o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) da UFSM, a visita foi de extrema importância para apresentar as possibilidades que a região tem a oferecer para o crescimento turístico sob a perspectiva da criação do geoparque. “O acolhimento por parte de todos foi muito grande. Dá muita satisfação ver como a comunidade nos passou todas as informações das estruturas do local, regionais, da parte geológica e geográfica, um conhecimento muito legal das possibilidades turísticas e também de esporte”, salientou. Para Lemos, a região é ainda ímpar especialmente para o desenvolvimento de atividades físicas e de esportes na natureza, como ciclismo, caminhadas, trilhas, trecking, escaladas e canoagem.
Na ocasião, os visitantes, acompanhados por guias turísticos da cidade, puderam conhecer o centro histórico, Forte Dom Pedro II, o Parque Municipal da Pedra do Segredo, Minas do Camaquã e áreas selecionadas das Guaritas. Foi feita ainda uma visita à Cascata do Salso, que teve acompanhamento do secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, João Timotheo Esmerio Machado.
Com informações e foto do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE