Reitor da UFSM assina acordo de cooperação técnica com o município de Novo Barreiro

Prefeito de Novo Barreiro e reitor da UFSM (à dir.) assinam acordo de cooperação técnica

Na terça-feira (26), o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, participou de uma solenidade na Câmara de Vereadores de Novo Barreiro para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a universidade e o município.

A realização do convênio foi proposta pelo professor Antonio Flores, do Departamento de Administração do Campus de Palmeira das Missões. De acordo com ele, após a realização de um mapeamento entre os municípios da região, Novo Barreiro foi a cidade escolhida para o início da implantação do programa, que contempla 10 itens da Agenda 2030 – plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade que busca fortalecer a paz universal proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A primeira ação que nós fizemos depois de escolher Novo Barreiro foi ouvir o município. Nós estivemos aqui ouvindo, porque extensão não se faz ofertando e sim ouvindo, então ouvimos a comunidade para ver onde é que nós poderíamos nos inserir. A partir daí, apareceu um conjunto de demandas, como por exemplo a de apicultura, então conversamos já com o professor Luiz Pucci, que veio até aqui e agora já está desenvolvendo um projeto de extensão nesta área. Apareceram também diversas outras demandas e nós temos um conjunto de conhecimentos que nós queremos trazer, além de um conjunto de informações que pretendemos socializar com a comunidade”, informa Flores.

O diretor do Campus de Palmeira das Missões, professor Rafael Lazzari, salientou a importância desta parceria não somente para o município, mas também para o campus, que mesmo com apenas 13 anos de existência já contribuiu muito para o desenvolvimento da região. “Para nós, também é um momento de muita emoção, pelo carinho e pelo reconhecimento como instituição pública federal que preza pela ciência, pelo ensino e pelo desenvolvimento socioeconômico da região. Posso dizer que hoje é um dos momentos mais gratificantes do Campus de Palmeira das Missões e essa relação direta com a comunidade é o nosso objetivo como universidade. Já temos muitos alunos aqui de Novo Barreiro e cidades vizinhas e hoje o que temos observado é que muitos jovens que se formam em Palmeira estão ficando na região”.

O diretor ainda destacou os desafios perante as grandes demandas de desenvolvimento. “Nós temos esse papel e a partir de 2022 nós teremos que reformular nossos currículos de graduação para acrescentar horas de extensão aos acadêmicos de todos os cursos e, com certeza, esse convênio vai possibilitar que a gente consiga ter essa parceria e, ao mesmo tempo, que possamos desenvolver os projetos de extensão com nossos estudantes aqui em Novo Barreiro”, completou.

O prefeito do município, Edinaldo Rossetto, reafirmou a disposição da prefeitura e da comunidade durante a implantação do programa e salientou o orgulho em participar desta parceria que vai gerar frutos para todos. “Nós precisamos nos preparar para daqui 5, 10, 20 anos, e quem pode auxiliar nesse planejamento no município é a universidade, através do seu quadro de professores, dos seus alunos, através da capacitação cultural e econômica da nossa sociedade, que eles podem nos trazer”.

Em seu discurso, o reitor da UFSM destacou a importância do entendimento da comunidade perante um projeto que visa o futuro do município, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico e social da região. “Fico feliz que isso esteja acontecendo aqui. Estamos abertos à participação de professores, de técnicos, pois isso também proporciona não apenas espaço para formação, mas oportunidade também para que a universidade possa melhor cumprir o seu papel no ensino, na pesquisa, na extensão e no desenvolvimento regional”. Por fim, o reitor salientou o trabalho em conjunto entre a universidade, municípios e demais instituições parceiras que possam auxiliar na execução dos projetos e agradeceu a todas as pessoas e entidades presentes na ocasião.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões