De 09 a 17 de novembro a cidade de Santa Maria (RS) irá receber a 31ª FEISMA – Multifeira de Santa Maria. O evento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM) e pela prefeitura municipal de Santa Maria. A edição deste ano enfatiza a trajetória da Multifeira, que se tornou uma das principais feiras da região central do Rio Grande do Sul.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também estará presente no evento através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) que levará ao público um pouco das atividades desenvolvidas pela instituição na região. Entre as ações que o público poderá conhecer está o grupo Ará Dudu, projeto da Incubadora Social da UFSM, que irá comercializar e expor ao público alguns itens da cultura negra. O grupo, criado em 2015, tem como objetivo principal divulgar e promover a cultura negra em Santa Maria e região. As empresas juniores, que neste ano colocaram a UFSM como 9º universidade mais empreendedora do país, também estarão no evento expondo seus serviços no estande da PRE.
Para o pró-reitor substituto de extensão, Rudiney Soares Pereira, a participação da UFSM na feira é uma oportunidade para que a comunidade possa apresentar suas demandas à Universidade através do Fórum Regional Permanente de Extensão, que terá um espaço para acolher as sugestões dos visitantes. De acordo com Rudiney, o objetivo é que a comunidade conheça a plataforma de coleta de dados e possa contribuir no direcionamento de recursos na extensão da UFSM.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Faltando pouco mais de 10 anos para que os 196 países signatários da Agenda 2030 implantem programas e ações voltados ao desenvolvimento sustentável, a Pró-Reitoria de Extensão também levará ao público atividades de interação para que os visitantes possam conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como podem contribuir para que o Brasil se alinhe ao protocolo mundial. Além disso, as ações também visam apresentar ao público o que a UFSM já vem fazendo para que suas atividades estejam em consonância à Agenda 2030. “Durante a Multifeira estarão disponíveis materiais de divulgação da Agenda 2030 e atividades de interação com a comunidade, que poderá participar de em um jogo dos ODS, desenvolvido pela PRE”, finaliza Rudiney.
Confira fotos da presença da UFSM na Feisma 2019:
Mais informações sobre a Feira podem ser acessadas pelo site do evento.
Texto e fotos: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão