O reitor Paulo Burmann assinou a ordem de serviço Nº 01 e a portaria Nº 96.647 de 2019, que dizem respeito respectivamente ao recesso de fim de ano e ao horário de expediente reduzido durante as férias letivas de verão na UFSM.
Quanto ao recesso, recomenda-se que os servidores se revezem em turmas de trabalho nas semanas em que se comemoram o Natal e o Ano Novo. A primeira semana é de 23 a 27 de dezembro e a segunda, de 30 de dezembro a 3 de janeiro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente será das 8h às 12h, observada a preservação dos serviços essenciais da instituição. Também se determina que as horas do recesso sejam compensadas até o final de maio de 2020.
O horário reduzido de verão para atendimento externo na UFSM começa no dia 16 de dezembro e vai até 21 de fevereiro. Durante esse período, a universidade tem seu horário de funcionamento reduzido: das 7h30min até as 13h30min. Porém, as unidades universitárias cujos serviços são considerados essenciais não vão sofrer alteração no seu horário de atendimento.
A portaria que estabelece o horário de verão na UFSM leva em consideração o término das aulas do segundo semestre letivo de 2019, a concentração de férias dos servidores nessa época, a necessidade de redução de despesas e racionalização dos serviços em período de menor demanda e a implantação de medida similar em diversas instituições públicas em âmbito nacional.