A equipe de jiu-jitsu da UFSM vem ganhando destaque na Instituição e também em competições. Recentemente, os atletas da modalidade estrearam na Copa Unisinos, reconhecida como a maior competição esportiva universitária do Mercosul, e conquistaram 21 medalhas, obtendo a primeira colocação.
Conforme explica o professor de jiu-jitsu do Esporte Universitário da UFSM e aluno do oitavo semestre do curso de Medicina, Victor Ieiri, apesar de a equipe já ter participado de outras competições, é a primeira vez que estiveram em uma com enfoque nos jogos universitários. “Dessa vez, conseguimos as bolsas-auxílio para poder ir, conseguimos cobrir transporte, inscrição e alimentação. Fomos e voltamos no mesmo dia, mas sem esse apoio da Universidade não conseguiríamos ir em tanta gente”, afirma.
Ieiri conta que a modalidade de jiu-jitsu existe há quatro anos na UFSM. Ligada ao Esporte Universitário, conta com a participação de alunos e servidores de diferentes cursos e até mesmo de outras universidades, que utilizam o espaço do CEFD para desenvolverem suas habilidades na área. “Tem gente de todos os centros, CCS, CCR, CT. Tem até meninas de Palmeiras das Missões. Já tivemos mais de 200 alunos nesse tempo”, relata.
De dois em dois anos, esses alunos vão conquistando faixas de diferentes cores. A primeira é a branca. “Se você treinou, foi uma pessoa disciplinada fora do tatame e deu resultado, ganha outra cor de faixa, a azul. Depois, mais dois anos e meio, faixa roxa, marrom e preta”, explica.
Em relação à Copa Unisinos, Ieiri diz que o grupo estava animado e esperançoso, mas não esperava ser destaque. “Vários dos meninos falaram que foi um dos dias mais feliz da vida deles. Nenhuma das universidades sabia quem éramos, não nos conheciam. Foi nossa primeira vez e já fomos os primeiros colocados”, ressalta.
Os treinos de jiu-jitsu ocorrem nas segundas, quartas e sextas, das 19h às 20h30, no ginásio 4 do CEFD, abertos a interessados. Contatos pelo telefone (11) 987578761.
Confira o quadro de medalhas da equipe na Copa Mercosul:
Faixa Branca
Peso Galo: Gustavo Cardenas (ouro)
Pluma: Wesley Andrade (ouro)
Pena: Cleiton Sousa (ouro)
Leve: Jonathan Preuss (ouro)
Meio Médio: Israel Cabral (ouro). Alef Nunes (bronze)
Médio : Leonardo Carvalho (ouro). Gabriel Dias (prata)
Pesado: Anderson Severo (ouro). Mateus Parcianello (bronze)
Pesadíssimo: Gustavo Reis (ouro). André Paz Dias (prata)
Faixa Azul
Leve: Marcus Vinícius (ouro)
Faixa Roxa
Pesado: Max Anacleto (ouro)
Pesadíssimo: Luís Augusto (ouro)
Faixa Marrom
Pena: Victor Ieiri (ouro)
Absoluto Branca
Israel Cabra, Ouro. Jonathan Preuss (bronze)
Absoluto Roxa
Max Anacleto, Ouro. Luís Augusto (prata)
Absoluto Marrom
Victor Ieiri (prata)
Saiba mais
Confira a matéria da TV Campus:
Texto: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
Foto: Divulgação