Na última sexta-feira (18), o Centro de Processamento de Dados (CPD) verificou uma queda na conexão de internet entre os prédios 32 e 33 do campus sede, ocasionada pelo rompimento da fibra óptica por um caminhão na travessia da rua. Por consequência disso, todos os blocos a partir do 20 foram afetados.
Imediatamente, foi deslocada uma equipe até o local para avaliar o problema. A equipe constatou que não havia possibilidade de reparo do cabo de fibra óptica, pois não existia reserva técnica necessária para a fusão da fibra. Dessa forma, foi projetado um novo link de fibra óptica a ser executado de forma emergencial pelo CPD.
O CPD informa que, ainda no dia 18 de outubro, foi encaminhada por e-mail uma nota à direção da Casa do Estudante Universitário (CEU).
Para implantar o novo link, foram necessários alguns recursos a serem adquiridos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Serviço executado:
– Instalação de ferragens para ancoragem de cabo óptico em seis postes existentes;
– Lançamento de 260 metros de cabo óptico drop 2FO em postes existentes;
– Construção da estrutura de chegada para fibra óptica no bloco 13 da CEU 2;
– Fusão de 4 fibras ópticas;
– Ativação do novo enlace óptico;
Durante o final de semana, o CPD não tem disponibilidade de equipe técnica para realizar as instalações, visto que o expediente da UFSM é de segunda a sexta-feira. Não foi possível iniciar a execução do serviço por questões de segurança e devido à chuva. Ainda na segunda-feira (21), foi solicitada ao setor de serralheria da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) a abertura de uma passagem na estrutura da porta do bloco 13 para a passagem da tubulação que iria abrigar o cabo de fibra óptica.
Na terça-feira (22), foi realizado o lançamento do novo cabo de fibra óptica entre os blocos 23 e 13 e realizada a fusão da fibra óptica no lado do bloco 23.
Após a execução do serviço solicitado à Proinfra, foi dada continuidade ao lançamento e fusão da fibra óptica no lado do bloco 13. Às 17h30min da quarta-feira (23), o link de internet foi restabelecido.
O CPD reafirma sua missão de “prover serviços e soluções de tecnologia de informação e comunicação que contribuam para que a UFSM cumpra seus objetivos institucionais, de modo sustentável, com eficiência e qualidade” dentro dos recursos disponíveis.