A UFSM realiza até sexta-feira (25) a 34ª edição da Jornada Acadêmica Integrada – JAI. O evento estimula estudantes de graduação e pós-graduação da universidade à iniciação acadêmica através de diferentes atividades. Durante a JAI acontecem mostras de iniciação científica, semanas acadêmicas de diferentes cursos, palestras, ações culturais e diálogo com a comunidade externa.
O Centro de Convenções da UFSM é palco da principal exposição de trabalhos científicos. Nesta terça-feira (23), alunos das Ciências Agrárias, de Linguística, Letras e Artes, licenciaturas em Ciências Humanas e bolsistas do PIBIC e PIBITI, expuseram seus banners para ouvintes e avaliadores. Também aconteceram exposições de trabalhos no Centro de Ciências Sociais e Humanas.
Duas palestras aconteceram no auditório do prédio 74C, das áreas de Artes Visuais e História: “O Universalismo de Shoá: Por que transmitir o Holocausto no Século XXI”, ministrada pelo Doutor Carlos Reiss; “A Fotografia: Objeto das Artes Visuais e seus Possíveis Encontros com a Pesquisa Científica”, da professora Darci Raquel da Costa; e “Desafios e Objetivos da Pesquisa em Música”, professor Artur Rinaldi. A programação dos demais dias está disponível no site da JAI.
Além das palestras, há vários Eventos Satélites, promovidos por unidades ou sub-unidades acadêmicas da UFSM.
4ª edição do JAI Jovem
Também nesta terça-feira aconteceu a JAI Jovem, evento que recebe inscrições de escolas públicas e privadas de ensino médio da região. Esta edição contou a participação de de cerca de 16 instituições de ensino, com 73 trabalhos ao todo. Assim como os alunos de graduação e pós-graduação, os estudantes que participam da JAI Jovem participam de exposição de banners e também tem suas pesquisas avaliadas.
Após as apresentações, os alunos bolsistas premiados na JAI Jovem de 2018 foram convidados a apresentarem um relato de suas experiências, no palco principal do Centro de Convenções da UFSM,
3º Compartilhando Saberes
Um dos eventos satélites desta edição foi o Compartilhando Saberes, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM. Todos os trabalhos aprovados foram apresentados nos prédios 43 e 44 do Centro de Ciências Rurais. Foram apresentados trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Educação Inovadora e Transformadora; Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade; Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais; ou Instituições, Gestão e Compromisso Social.
JAI Performativa
Os trabalhos dos alunos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas, Música e Dança foram apresentados em forma performativa. Segundo a professora Carlise Duarte, do curso de licenciatura em Dança, a ideia de criar a JAI performativa veio da própria especificidade dos cursos de arte, que não eram contemplados pela avaliação oral ou por banners.
A JAI Performativa ocorre no palco principal do Centro de Convenções, nos dias e horários previstos na programação, e é aberto ao público geral.
A programação da 34ª JAI acontece até sexta-feira (25). Para mais informações e a programação geral, confira o site da JAI .
Confira a reportagem da TV Campus sobre a 34ª JAI.
Acompanhe o evento no Instagram da UFSM e da JAI.
Texto e foto: Ana Laura Iwai, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira