Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Convenções recebe o espetáculo “Musicanti Saltimbancos” no final de outubro



Criação do espetáculo envolveu equipe de músicos, professores e alunos provenientes de cinco cursos da UFSM

Nos dias 27 e 28 de outubro, às 17h, o Centro de Convenções da UFSM será palco do espetáculo Musicanti Saltimbancos, promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico Musical do Departamento de Artes Cênicas da instituição. A encenação une as linguagens do circo, do teatro, da dança e da música em uma proposta divertida e irreverente.

A presente versão reconta, de maneira crítica e bem-humorada, a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade. Na fuga, encontram seus respectivos “barões”, justamente, na casa em que queriam descansar. Todos juntos, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para conquistarem seu próprio lugar no mundo e, finalmente, poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo, que foi construído através de um processo colaborativo com foco na formação de atores para musical, envolveu uma equipe de músicos, professores e alunos provenientes de cinco cursos da UFSM: Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação e Engenharia Acústica. A proposta resultou em um trabalho que, realizado com beleza e humor, é direcionado a crianças e seus familiares de todos as idades.

A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha, professor do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, partiu de clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, e I Musicanti, de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos, criada em 1972, assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

A entrada para o espetáculo é franca. No entanto, o público pode contribuir doando tanto produtos de higiene quanto de limpeza ou alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a estudantes e à Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), para serem direcionados a imigrantes e refugiados.

O evento, que é promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico Musical (Lapeprocemus) em parceria com o Departamento de Artes Cênicas e com o Curso de Licenciatura em Teatro, tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, grupo de pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (Fapem) e Laboratório de Educação Musical (LEM) da UFSM.

Ficha técnica:

Direção: Zé Renato Noronha

Assistência de direção: Candice Lorenzoni e Débora Matiuzzi

Coreografias: Débora Matiuzzi e Dayfer

Preparação vocal e colaboração musical: Jezeer (Zyr) Morais Nascimento e Cláudia Ribeiro Bellochio

Músicos convidados: Zyr Nascimento, Álvaro Mendes de Melo, Thiago Silveira Quintana, Miquellen, Adilson e Guillerme Guadagnin

Técnico de som: William Sena Santana

Elenco:

Jumento – Léo Gonçalves

Cão 1 – Hammer Iron Renata Gassen

Cão 2 – Frederico Amaral

Cão 3 – Polyana Cardoso

Cão 4 – Andressa Nunes Lemes

Galinha 1 – Rose Mary Almeida

Galinha 2 – Andressa Cordioli

Galinha 3 – Larissa Cronemberger

Galinha 4 – Letícia Cronemberger

Galo – Jean Toledo

Gata 1 – Glad Carvalho

Gata 2 – Catarina Mayer

Gata 3 – Dayfer

Gata 4 – Daniela Cunha

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50028

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes