A 24ª edição da Expointer, maior feira do agronegócio na América Latina, iniciou no sábado (24) e vai até o próximo domingo (1º), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a 25 kms de Porto Alegre.
A UFSM terá uma participação de destaque na terça-feira (27), na Casa da Emater, onde serão lançados três livros: dois sobre a cultura da mandioca, de autoria de integrantes da Equipe Simanihot da UFSM e da Emater, e um sobre a cultura do gladíolo (ou palma-de-santa-rita), de autoria das Equipes PhenoGlad da UFSM e da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Curitibanos.
Os livros (ver abaixo) contêm informações científicas coletadas durante 10 anos de pesquisa pelas Equipes Simanihot e PhenoGlad no RS e em SC, apresentadas em uma linguagem simples voltada ao agricultor familiar e ao extensionista rural.
A solenidade terá a presença do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, do pró-reitor adjunto de Extensão, Rudiney Soares Pereira, do presidente da Emater-RS, Geraldo Sandri, e da diretoria estadual da Emater. Além de integrantes das Equipes Simanihor e PhenoGlad da UFSM, uma comitiva de agricultores, professores e a secretária de Educação de Dilermando de Aguiar, que participam do Projeto de Extensão Flores para Todos, também estarão no evento.
Ao final do lançamento, serão entregues para a Emater 500 exemplares de cada um dos livros, para que sejam distribuídos aos escritórios municipais da Emater nos 497 municípios do RS e nas 12 regionais da Emater espalhadas pelo território gaúcho.
Livros da UFSM que serão lançados na Expointer 2019:
– “Ecofisiologia da mandioca visando altas produtividades”, de autoria da Equipe Simanihot;
– “Mandioca para alimentação humana e animal”, de autoria da Equipe Simanihot;
– “Gladíolo: fenologia e manejo para produção de hastes e bulbos”, de autoria das Equipes PhenoGlad da UFSM e da UFSC.