A TV Campus lançou nesta quarta-feira (17) o documentário “Geoparques” (veja vídeo abaixo), pelo canal 15 da NET Santa Maria. Os geoparques são áreas que possuem importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica.
Atualmente, através de 17 projetos, a UFSM desenvolve ações em Caçapava do Sul e na região da 4ª Colônia para que essas regiões sejam consideradas como geoparques. O título de geoparque é concebido pela Global Geoparks Network (GNN) e aprovado pela Unesco. Para receber o título, a região necessita de atributos geológicos e paleontológicos, além do desenvolvimento do turismo e da economia local. Dessa forma, a participação da comunidade é um fator essencial para a consolidação de um geoparque.
As gravações ocorreram em São João do Polêsine, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), em Agudo, na Cascata Raddatz, referência no geoturismo, e em Caçapava do Sul, com as participantes do projeto “Mulheres Artesãs e Empoderamento Feminino”.
Um material bônus sobre o fóssil de preguiça-gigante encontrado em Caçapava do Sul será divulgado no TVC, programa jornalístico da emissora, no dia 26 de julho (sexta-feira), às 21h30.
Acompanhe as mídias sociais da TV Campus – UFSM: Facebook, YouTube, Instagram e no Farol.
Ficha técnica do documentário Geoparques:
Direção – Rafael Salles
Roteiro – Luana Giazzon, Rafael Salles e Luciana Turcato
Fotografia – Thomás Townsend
Fotografia Still e Making Off – Felippe Richardt
Produção – Luana Giazzon e Luciana Turcato
Som direto e mixagem de som – Jimmy Braz
Montagem – Rafael Salles
Colorização – Thomás Townsend
Trilha original (abertura) – Jimmy Braz
Divulgação – Débora Flores Dalla Pozza, Luana Giazzon e Luciana Turcato
Imagens adicionais – Rafael Happke, Luizi Jovasque, Antônia Haag, Rodrigo Santini, João Victorio Bevilaqua e Amanda Pinho
Imagens aéreas – Felipe Guadagnin
Imagens de satélite – Google Earth
Assista ao documentário: