![Na foto, seis mulheres e três homens posam para o registro. Todos estão em pé. As mulheres, uniformizadas, seguram cartazes com os nomes Naeefa e Acergs](https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2019/07/IMG-20190714-WA0009-1024x768.jpg)
O Goalball é um esporte em que cegos e pessoas com baixa visão arremessam, deitadas, bolas no gol adversário. Na Universidade, o Núcleo de apoio e estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA), do CEFD, tem um Projeto de Goalball em conjunto com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). Neste ano, a UFSM conquistou o campeonato e o quarto lugar, respectivamente, no feminino e no masculino da Copa Sul de Goalball, em Florianópolis. A competição ocorreu entre 12 e 14 de julho.
Os atletas Daverlan Dalla Lana Machado e Rafael Giuliane foram destaques na competição e os acadêmicos Mateus Manchini Rodrigues, João Vitor Zibell e Felipe de Lima Gaspary, do Curso de Educação Física – Bacharelado, integraram a comissão técnica das equipes feminina e masculina da Delegação das Equipes de Goalbal da Acergs.
![Na imagem, seis homens com vendas, seguram cartazes com nomes das associações. Eles estão acompanhados de outras quatro pessoas que integram a comissão técnica](https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2019/07/IMG-20190714-WA0010-1024x768.jpg)
“A participação do gupo de acadêmicos/professores e atletas, do Projeto Goalball do NAEEFA, foi muito importante para todos os integrantes como forma de estímulo e motivação, além do reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no CEFD. Outra questão importante é a visibilidade e a representação da UFSM no esporte paralímpico brasileiro”, afirma a coordenadora do projeto, professora Luciana Erina Palma, do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas.
Com informações do NDI do CEFD