Submissão de resumos para o 3º Encontro Compartilhando Saberes ocorre até 16 de agosto
Publicado em
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o Curso de Licenciatura em Educação do Campo divulgam a terceira edição do Compartilhando Saberes. O encontro é um dos eventos-satélite da da 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), e ocorrerá de 21 a 25 de outubro no campus sede da UFSM, em local a ser confirmado.
O Encontro Compartilhando Saberes visa divulgar relatos de experiências ligadas às práticas pedagógicas nos diversos graus de aprendizagem, da pré-escola à pós-graduação, passando pela educação não formal. O objetivo é estimular a partilha de saberes e fazeres por docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação em geral, tanto da UFSM como de outras instituições de ensino.
As inscrições gratuitas para apresentadores e a submissão de resumos devem ser feitas até 16 de agosto, às 17h, pelo site.
As inscrições de ouvintes podem ser feitas até 26 de setembro ou no primeiro dia do evento, ao custo de R$ 5,00, pagáveis através de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada automaticamente no site, de pagamento exclusivo no Banco do Brasil.
Os eixos temáticos do Encontro Compartilhando Saberes são: Educação inovadora e transformadora; Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade; Interculturalidade e diversidade nas ações educacionais; Instituições, gestão e compromisso social.
A divulgação dos resumos aceitos será feita no dia 6 de setembro. Os artigos completos dos trabalhos aprovados deverão ser enviados até 3 de dezembro, caso os autores queiram participar dos anais do evento, publicados em formato digital.
As normas de formatação e o arquivo modelo para envio do resumo (em até 15 linhas) ou do trabalho completo (entre 8 e 12 laudas) podem ser encontrados no site.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.