Através de que caminhos e crises de identidade o professor despe-se do estereótipo de mero transmissor de conteúdos e torna-se, efetivamente, um educador? De que maneira a avaliação docente realizada pelos alunos pode estimular inovações didático-pedagógicas e a qualificação dos professores, contribuindo para aulas mais criativas e participativas? Que papéis o professor assume para si enquanto mediador de sentidos e de relações na sala de aula, em tempos de profundas transformações tecnológicas, culturais, socioambientais e políticas?
Essas são algumas das questões a serem debatidas na segunda edição do Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (Ciped). O evento, promovido pelo Centro de Educação (CE) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), ocorre nos dias 3 e 4 de junho, no Auditório Wilson Aita, do Centro de Tecnologia (CT).
Este ano, o Ciped tem como convidadas externas as professoras Ângela Antunes e Francisca Pini, do Instituto Paulo Freire de São Paulo. As inscrições gratuitas no evento podem ser feitas no site.
Mais informações pelo telefone (55) 3220-8010 ou pelo email direcaoce@ufsm.br.
Programação
3 de junho (segunda-feira)
19h – “Ensinar-e-Aprender com sentido” com professora Ângela Antunes (Instituto Paulo Freire)
4 de junho (terça-feira)
9h – “Avaliação docente pelo discente”, com técnico Fernando Barbosa (CPA UFSM);
14h – “Educação Superior em contextos emergentes: processos avaliativos e formação”, com as professora Glades Tereza Félix e Dóris Pires Bolzan, e a pedagoga Venice Teresinha Grings
19h – “Função política e pedagógica do(a) professor(a) problematizador(a), organizador(a) e mediador(a)”, com a professora Francisca Pini (Instituto Paulo Freire).
Com informações da Prograd