Projeto de pesquisa intitulado “Comparação de força, resistência muscular inspiratória e capacidade funcional entre pacientes com apneia obstrutiva do sono e indivíduos saudáveis” recruta indivíduos do sexo masculino, com idade entre 30 e 60 anos, que não sejam regularmente ativos, com IMC entre ≥ 18,5 e < 25,0 kg/m² (eutróficos, que não possuam sobrepeso ou obesidade).
Não serão incluídos no estudo: indivíduos com doenças pulmonares (asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica); com doenças neurológicas (neuropatias crônicas) ou cardíacas (doença arterial coronariana sintomática, disfunção ventricular esquerda); que façam uso de drogas como corticosteroides ou broncodilatadores; que apresentaram problemas de saúde agudos ou reclamações emergentes no último mês (infecções virais ou bacterianas, acidentes, reações alérgicas); e portadores de condições especiais que afetem a cognição e o entendimento do estudo.
O estudo visa realizar apenas avaliações funcionais, sem tratamento. Os exames que serão realizados são: polissonografia (exame que avalia qualidade do sono), manovacuometria (avaliação da força dos músculos respiratórios), espirometria (avaliação da função pulmonar), teste de resistência muscular inspiratória e teste de caminhada dos seis minutos (avalia capacidade funcional) e questionários de qualidade do sono e mini exame do estado mental. O participante, após as avaliações, receberá um relatório contendo todos os resultados, que serão explicados pelo avaliador responsável.
A pesquisa será realizada em quatro dias distintos (não é necessário que sejam em sequência), com duração de cerca de uma hora. Horário a combinar, de acordo com a disponibilidade do participante e do pesquisador.
A pesquisa ocorre no Laboratório de Fisiologia e Reabilitação (Lafir), localizado no prédio anexo do CCS (prédio 26), e faz parte do trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia de Luiza Manganeli, sob orientação da professora Carine Cristina Callegaro.