Reitor articula mobilizações políticas em apoio às universidades públicas

Atividade na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões

Ao longo desta semana, a gestão da Universidade Federal de Santa Maria intensificou as articulações políticas, buscando o apoio de vereadores, lideranças e da comunidade dos municípios onde a UFSM mantém campi, em prol da valorização e defesa das universidades públicas. As iniciativas decorrem dos recentes decretos e contingenciamentos de recursos destinados ao ensino superior, que colocam em risco o seu pleno funcionamento. A UFSM teve R$ 46 milhões do seu orçamento para 2019 bloqueados.

Na terça-feira (7), o reitor Paulo Burmann participou de atividades junto às Câmara de Vereadores dos municípios de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. O diálogo com os vereadores teve como objetivo discutir estratégias de mobilização como a criação de frentes parlamentares e a sensibilização da comunidade e de lideranças político-empresariais acerca da importância da UFSM na região.

Em Palmeira das Missões, na tarde de terça-feira, Burmann reuniu-se com a presidência da Câmara de Vereadores. O reitor apresentou dados sobre o impacto da UFSM no município e a situação da universidade diante dos cortes. “Houve uma sensibilização por parte de todos os presentes de que, sim, deverão, a Câmara e o prefeito, engajarem-se nessa campanha, constituindo uma frente parlamentar de apoio à Universidade Federal de Santa Maria”, afirma Burmann.

A formalização da frente está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (13), durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores. Posteriormente, a Casa comprometeu-se a promover uma audiência pública e desenvolver uma campanha junto às lideranças locais e regionais durante o Carijo da Canção Gaúcha, evento que ocorre em Palmeira das Missões, entre os dias 23 e 26 de maio.

Reitor participou de sessão no Legislativo de Frederico Westphalen

Ainda na terça-feira, à noite, o reitor participou da sessão da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, realizada no auditório da Universidade Regional Integrada (URI). O ato contou com uma expressiva participação da comunidade acadêmica e dos cidadãos frederiquenses. Estavam presentes todos os vereadores locais e o prefeito, José Alberto Panosso. Na ocasião, o reitor expôs a situação da universidade, revelando sua preocupação diante do contingenciamento de recursos. “Esse orçamento chega em um momento em que há uma imensa dificuldade de cortar ainda mais, porém, vamos fazer essa lição de casa, apostando inclusive que haverá uma reversão desse corte”, garantiu.

Burmann lembrou que a cidade também perderá com a desvalorização das instituições de educação. Durante a sessão, o reitor informou que o Campus da UFSM em Frederico Westphalen movimenta anualmente algo em torno de R$ 25 milhões, o que, segundo Panosso, representa 25% do orçamento do município. De acordo com o prefeito, o corte no orçamento das instituições públicas de ensino vai prejudicar o crescimento da região e o desenvolvimento dos municípios.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Frederico Westphalen, Panosso Junior, comprometeu-se, junto aos demais vereadores, a constituir uma frente em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, e em defesa da manutenção do orçamento da UFSM. O presidente também afirmou que a Câmara irá organizar uma audiência pública, para que a universidade discuta, não apenas a questão orçamentária, mas também as perspectivas de futuro da UFSM Frederico Westphalen.

“A população compreendeu a nossa situação e nosso apelo. Houve uma grande participação e recebemos muitas manifestações de apoio. Foi um evento expressivo, que motivou e mobilizou toda a comunidade. Levamos, obviamente, a mensagem de preocupação, mas ao mesmo tempo de perspectiva de futuro. Foi uma reunião histórica que tivemos em Frederico Westphalen”, avalia o reitor.

Santa Maria e Cachoeira do Sul – No plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, também será realizada uma Audiência Pública em Defesa da UFSM. O evento ocorre na próxima quarta-feira (15), às 18h30, e será aberto a toda a comunidade interessada. Na ocasião, o reitor fará uma apresentação da situação da universidade e seu impacto para o município.

A audiência é promovida pela presidência do Legislativo, junto com as comissões permanentes de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais e de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar. O evento, coordenado pela presidente Cida Brizola, tem transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal aberto 18.

Em Cachoeira do Sul, a audiência pública junto à Câmara de Vereadores está sendo articulada para o mês de junho. Antes disso, os vereadores e o prefeito, Sergio Ghignatti, estão preparando uma viagem à Brasília, na última semana de maio. A ideia é que eles busquem o apoio de deputados e senadores gaúchos em prol do campus da UFSM.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor