A Banda Sinfônica da UFSM abre a Temporada Artística 2019 com uma apresentação nesta semana. A inauguração da agenda de concertos deste ano será no Centro de Convenções da UFSM na quarta-feira (8), às 20h, com uma seleção especial de compositores do final do Século XIX e Século XX no programa (ver abaixo). A entrada é franca (não é necessário retirar ingresso).
A regência fica a cargo dos professores Diego Ramires e João Batista Sartor, e como solista estará o professor Pablo Gusmão (piano), interpretando a famosa “Rhapsody in Blue”, de Gershwin.
A Banda Sinfônica da UFSM é vinculada a um projeto de extensão do Departamento de Música. Como histórico, entre 2006 (ano de sua fundação) e 2012, a Orquestra de Sopros da UFSM (como era chamada a banda até 2017) participou intensamente de eventos artísticos junto à comunidade de Santa Maria, arredores e capital do Estado.
A partir de 2017, com uma formação maior e sinfônica, a nova Banda Sinfônica da UFSM busca resgatar e ampliar o espaço e o repertório apresentado pela Orquestra de Sopros.
A realização é da Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Programa:
Gustav Holst: “Second Suite for Military Band in F major”;
Arturo Marquez: “Danzon n°2”;
Alfred Reed: “A Festival Prelude”;
Frank Ticheli: “Rest”;
José Ursicino da Silva: “Música para Metais”;
George Gershwin: “Rhapsody in Blue” – Solista: Pablo Gusmão.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria