O secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, conheceu a iniciativa de duas universidades gaúchas em criar o Geoparque de Caçapava do Sul, apresentada na manhã da última sexta-feira (26). O projeto é fruto de uma parceria entre as Universidades Federais do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM).
O geólogo da UFSM André Borba destacou a relevância que Caçapava do Sul tem em receber o geoparque e lembrou que o deputado federal Pedro Westphalen foi o autor da proposta, enquanto deputado estadual, que reconheceu Caçapava como a Capital Gaúcha da Geodiversidade, conforme a lei 14.708/15. O município conta com um patrimônio geológico singular, como as rochas/relevo das Pedras das Guaritas.
Durante a reunião, diferentes exemplos já existentes em outros países foram expostos, os quais atraem turistas e visitantes. “Entendemos como uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento local/regional e com a obtenção de uma certificação e visibilidade internacional”, explicou Marco Hansen, reitor da Unipampa.
Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, a Unesco reconhece como geoparques as regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. A pró-reitora de Extensão da Unipampa, Nádia Bucco, o professor de Geologia e Geofísica da Unipampa, Felipe Guadagnin, e a professora de Geografia na UFSM, Jaciele Sell, também estiveram no encontro.
Otomar Vivian enfatizou a importância de um projeto como esse para o desenvolvimento da região e de todo o Estado, além de ser um grande exemplo como base educacional decisiva. “Com certeza, o governo Eduardo Leite, com seus secretários das pastas multidisciplinares que se identifiquem com a iniciativa, atuaremos como facilitadores para que o projeto se torne realidade”, acrescentou.
Ficou definida uma nova reunião, no campus da Unipampa em Caçapava do Sul, quando será apresentado o projeto final, com a participação dos reitores das universidades e os secretários de Estado.
Texto: Grazielle Araújo, Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Foto: Nabor Goulart/Divulgação