Temas como dificuldades na aprendizagem, permanência e conclusão vem sendo cada vez mais discutidos dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), é possível observar que esse fato se acentua por abrigar as “ciências duras”. Muitos dos estudantes que ingressam nos cursos da Unidade identificam uma lacuna entre o conteúdo apresentado no ensino médio e o conhecimento exigido no ensino superior. Esse problema impacta diretamente nos índices de evasão e reprovação e têm mobilizado a direção da Unidade em implantar medidas que melhorem o ensino-aprendizagem, mas que também reflitam na qualidade de vida dos estudantes e nos indicadores de excelência exigidos pela sociedade.
Nesse contexto, no início deste semestre, a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do CCNE implementou a Central de Tutoria, um espaço destinado a auxiliar os alunos de toda Universidade tanto em dúvidas específicas como também no planejamento mais amplo para sanar dificuldades nas áreas de matemática, química, física e estatística. Esse auxílio é prestado por estudantes tutores com orientação docente e coordenados pela UAP. Nesse espaço os alunos podem contar com outros alunos dispostos a tornarem o processo de aprendizagem na Universidade mais tranquilo e eficaz.
De acordo com Rozieli Bovolini, servidora técnico-administrativa e coordenadora da Central, a a nova unidade tem o objetivo de contribuir para um melhor aprendizado dentro do CCNE: “esperamos que a criação e a implantação da Central de Tutoria favoreça na permanência e na aprendizagem de todos os estudantes que cursam alguma disciplina no CCNE, além de proporcionar mais um espaço de aprendizagem, de socialização e de acolhimento durante a sua trajetória na Universidade”, afirma. Além disso ela ainda chama atenção para a construção de uma cultura de busca ativa pela construção do conhecimento, ou seja, “o estudante deve se motivar e escolher o caminho que quer seguir para garantir a efetividade de seu aprendizado”.
“Muitos alunos recém chegados na Universidade nos procuram assustados e cheios de dúvida e é muito bom poder ajudar a deixá-los mais tranquilos sobre os conteúdos. Essa é a nossa função enquanto tutores”, disse o estudante do terceiro semestre de Engenharia Elétrica e tutor, Juliano Damiani. Segundo ele, o ambiente destinado a receber as tutorias oferece um espaço acolhedor e descontraído, contribuindo para a melhor compreensão de conteúdos mais complexos. “Depois que a gente ajuda os colegas a entenderem a matéria, eles costumam se sentir mais seguros e aprendem com mais facilidade”, pontua o tutor.
Giovana Sabadin, acadêmica de Farmácia atendida na Central, garante que esse espaço de aprendizagem é essencial para a formação dos conteúdos básicos. “Na aula muitas vezes a gente fica com vergonha de perguntar pro professor e aqui não, me sinto muito à vontade para dizer o que não entendi e pedir ajuda para aprender”, disse. Além disso, a estudante destaca a prestatividade e atenção dos tutores, que estão sempre dispostos a sanar as dúvidas e procurar explicar os conteúdos da melhor forma possível.
A Central de Tutoria do CCNE está localizada na sala 1.110, do prédio 13. O atendimento é feito por 30 tutores distribuídos nos três turnos, das 7h30 às 21h30, de segunda à sexta, conforme quadro disponibilizado no mural em frente à sala da Central.
Texto: Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE
Fotos: Divulgação