A exposição Murais da UFSM está aberta à visitação do público, no hall da Reitoria, até o final deste mês. Composta por banners que exibem os 21 murais da universidade, pintados de 1971 a 2018, a mostra resgata também o registro fotográfico mais antigo de cada um deles, armazenados no Arquivo Fotográfico da UFSM, no Departamento de Arquivo Geral.
A curadoria da exposição é da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos. O trabalho de pesquisa, produção e edição de imagens, bem como o de criação de layout, foi realizado pelos bolsistas Marcos Machado Paulo e Alexandre Campanholo Rodrigues, do Projeto Rastros de Extensão na UFSM.
É uma das metas da atual gestão da Pró-Reitoria de Extensão a valorização e a preservação do acervo artístico da UFSM. Nesse sentido, a restauração dessas obras está sendo promovida pela Coordenadoria de Cultura e Eventos da UFSM. A restauração de uma das mais representativas delas, o mural A Lenda de Imembuí, foi apresentada em novembro de 2018, trabalho realizado pelo artista plástico Flamarion Trevisan (que é filho de do seu autor, Eduardo Trevisan) em parceria com a artista Marília Chartune Teixeira, especialista em restauração.
Para promover a democratização do acesso à arte e à cultura, está aberta, até abril de 2019, chamada interna para inscrição de propostas para criação e execução de murais nos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.