No último sábado, a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) realizou, em Santa Maria, a reunião técnica para a definição das competições das categorias de base para o ano de 2019. A UFSM esteve presente, representada pelo coordenador geral do projeto UFSM Futsal, professor Gabriel Pranke, e pelo treinador da equipe sub-20, Régis Ruiz.
A Federal confirmou sua participação no Estadual Sub-20 da LGF, que contará com 12 clubes (dois deles ainda podem desistir da disputa). A UFSM ficou na Chave A, ao lado de Atlântico (Erechim), AFSJI (São José do Inhacorá), Gaúcho (Tupanciretã), Fundescar (Carazinho) e Real Itaqui. Na Chave B estão ACBF (Carlos Barbosa), UJR (Novo Hamburgo), Bella (Caxias do Sul), AES (Sobradinho), Sercca (Casca) e Lagoa (Lagoa Vermelha).
Após a primeira fase, quatro equipes de cada chave se classificam. Na segunda fase, elas formam novamente duas chaves, sendo que as duas primeiras de cada passam para a semifinal. A competição tem previsão de início para o começo de maio.
A equipe sub-20 da UFSM disputou o estadual nos últimos dois anos. Nestas oportunidades, chegou entre as oito melhores equipes. Em 2017, foi eliminada pela ACBF, nas quartas-de-final. Em 2018, na mesma fase da competição, a equipe foi superada pela UJR, depois de fazer a melhor campanha entre todas as equipes da primeira fase.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal