O dia 8 de março é conhecido mundialmente por ser o Dia Internacional da Mulher. A data é lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com manifestações ao redor do mundo. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE) desenvolveu campanha, divulgada no Facebook e no Instagram – e compartilhada em diversas redes sociais ligadas à instituição. A proposta tem o intuito de dar visibilidade para a luta que as mulheres enfrentam todo o dia e não apenas no dia 8 de março.
As campanha aborda vários assuntos relacionados ao meio feminino. Como feminismo, brasileiras que fizeram história, políticas de gênero da UFSM e tipos e índices de violência contra as mulheres.
A ideia surgiu a partir de um diálogo com o Observatório de Direitos Humanos da UFSM, que atua em diferentes frentes, entre elas ações com foco em aspectos de gênero.
Segundo as organizadoras, a campanha também é trabalhada em um momento real de necessidade. No Brasil, os números de violência têm aumentado a cada ano. A cada 7,2 segundos, uma mulher é vítima de violência física, 164 são estupradas por dia. É o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Portanto, na visão das servidoras que organizaram a campanha, não é um dia para ser comemorado, é para refletir a luta, e a Universidade dialogar com a comunidade ao mostrar que a luta é de todos.
Idealização e recepção da proposta
A campanha surgiu dentro do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE de forma coletiva, entre as mulheres. Todo o processo de criação foi feito a partir da troca de experiências, relatos, referências e necessidades. “Nós estamos vivendo um período complicado para tratar de algumas temáticas, então nossa escolha foi construir uma campanha que contasse trajetórias e trouxesse informações que pudessem sensibilizar as pessoas para a causa, que auxiliasse na compreensão do tema de forma simples. Muita gente ainda não entende o que é o feminismo, onde está a desigualdade, e que a violência de gênero é uma questão estrutural”, destaca Mariana Henriques, coordenadora do NDI da PRE. Também integram o núcleo Andréa Ortis, bolsista de jornalismo e Vitória Rorato, bolsista de Publicidade e Propaganda.
A partir da campanha, a PRE tenta aproximar esses conceitos e essas realidades das pessoas. Busca, ainda, ser o mais abrangente possível, destacando as várias formas de luta das mulheres, as mulheres negras, indígenas e trans.
Para as organizadoras da campanha, a sociedade é machista e todas as referências culturais são definidas pelo masculino. Romper com essa lógica é uma forma de mudar a realidade. Para isso, é necessário apresentar novas referências e contar outras histórias de mulheres brasileiras para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, o feminismo é necessário.
Segundo a PRE, a recepção do público está sendo muito boa. As publicações tiveram alcance de aproximadamente 70 mil pessoas – e não apenas no Brasil. “O retorno está sendo muito positivo. Essa é uma temática latente que precisava ser abordada. As pessoas estão muito felizes e orgulhosas pela Universidade se posicionar e abordar um tema assim. Estão se sentindo representadas e isso é fundamental”, aponta Mariana.
As ações da campanha seguirão durante todo mês. O trabalho mais intensivo segue até esta sexta, com publicações de conteúdos diários. Entretanto, ao longo de março ainda serão abordados outros tópicos. Além disso, a UFSM preparou uma programação especial, com oficinas, rodas de conversa e bate-papos. A programação pode ser conferida abaixo.
Mês da Mulher na UFSM
Oficina de Discotecagem para mulheres
Dia: 12/03/19
Hora: 14h
Local: Espaço Multiuso
Oficina de Rima para mulheres
Dia: 12/03/19
Hora: 15h
Local: Espaço Multiuso
Oficina de Beatbox para mulheres
Dia: 12/03/19
Hora: 15h
Local: Espaço Multiuso
Roda de conversa Ambiente Laboral e Qualidade de Vida
Dia: 14/03
Hora:9h30min
Local: Auditório da CQVS
Oficina de Mecânica Automotiva para mulheres
Dia: 19/03/19
Hora: 14h às 17h
Local: sala 218 – Reitoria
Oficina de Elétrica para mulheres
Dia: 22/03
Hora: 15:30
Local: Laboratório de Instalações Elétricas – CTISM
Oficina de Defesa Pessoal para mulheres
Dia: 27/03/19
Hora: 14h30min às 16h30min
Local: Espaço Alternativo, prédio 48C, PROGEP (ao lado do prédio da reitoria)
Roda de conversa Saúde da Mulher
Dia 27/03
Hora: 9h
Local: Auditório da CQVS
Bate-papo Mulheres Empreendedoras
Dia: 28/03
Hora: 10h
Local: Auditório do 74 C
Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias