O acesso viário ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul foi pauta de uma reunião no Gabinete do Reitor nesta terça-feira (26). O reitor, Paulo Afonso Burmann, recebeu o prefeito de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti, o diretor e o vice-diretor do campus, Rogério Brites e Lucas Delongui, o pró-reitor de Infraestrutura, José Mario Soares, e o professor Daniel Winters, do curso de Engenharia de Transportes e Logística.
A Universidade garantiu apoio à Prefeitura na execução da obra de acesso ao campus, localizado às margens da VRS 809, no bairro Passo da Areia. A UFSM comprometeu-se com o fornecimento de combustível para os veículos da Prefeitura que atuarão na obra e com a cedência de um engenheiro eletricista que irá colaborar com o projeto de iluminação do acesso. À Prefeitura caberá a execução do licenciamento ambiental, além das obras de drenagem e construção do aterro.
Nesta quarta-feira (27), uma comitiva formada por representantes da Universidade, do poder público e de entidades de Cachoeira do Sul foi novamente recebida pelo secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, e pelo diretor de infraestrutura do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Luciano Faustino, em Porto Alegre. Na ocasião foram acertados os últimos detalhes do acordo de cooperação técnica que será firmado entre o Estado e o Município, autorizando a Prefeitura a realizar a intervenção na rodovia estadual. A minuta do acordo será avaliada pelo conselho do Daer nesta quinta-feira (28) e deverá ser assinada por Ghignatti na sexta-feira (1º).
De acordo com o diretor do campus, as obras devem começar na sexta-feira, após a Prefeitura emitir a ordem de serviço. A previsão é de que o acesso fique pronto até o início das aulas, no dia 11 de março. Brites salienta que, inicialmente, o trecho ainda não será pavimentado, mas garantirá o acesso da comunidade universitária ao campus. “Esta é uma obra importantíssima para a Universidade, e a Prefeitura tem sido nossa grande parceira, não somente nesta questão, mas desde o início da implantação do campus”, avaliou o diretor.
Transporte coletivo – Outra questão importante para o início do ano letivo na UFSM em Cachoeira se refere à oferta de linhas de ônibus até o novo campus. Segundo Rogério Brites, a Universidade, por meio do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), a Prefeitura e a empresa concessionária do transporte público estão elaborando um documento contendo o detalhamento do serviço. O diretor antecipa que estão confirmadas duas linhas de ônibus que farão o trajeto até o campus, com oferta de horários de 20 em 20 minutos, durante os períodos de pico. Os itinerários e horários serão divulgados em breve.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor