Uma ação de extensão realizada pelo Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (GPicto) da UFSM resultou em três pinturas murais, em grandes formatos, executadas em duas paredes e uma escadaria na entrada do Colégio Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria. As obras têm como títulos “Portal”, “Despertar” e “Germinação”.
A atividade de extensão foi vinculada ao projeto “Ações pictóricas itinerantes: produção e difusão artística em espaços públicos”, promovido pelo grupo de pesquisa coordenado por Karine Perez, professora do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras (CAL).
Os estudantes do curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura plena) participantes do projeto foram: Matheus Viero (bolsista Fiex), Gabriela Capa, Marco Gomes, Stéfani Scapin, Hannah Rossatto, Caterine Giles (intercambista Udelar), Amábile Tolio e Rosmarine Capiotti.
O projeto contou com ajuda de materiais do CAL e fomento da própria coordenadora e participantes do projeto. A proposta terá continuidade em 2019, com perspectiva de abranger outros espaços.