A UFSM desenvolveu em conjunto com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) a plataforma “Alimento de Origem”. O objetivo da ferramenta é auxiliar o produtor no controle e na rastreabilidade dos alimentos.
Liderado pelo professor Joel da Silva, da UFSM Frederico Westphalen, o projeto começou a ser desenvolvido para atender as instruções da Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em sua publicação, no início de 2018, o documento definiu os procedimentos para aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia de produtos vegetais frescos voltados para a alimentação humana, com a finalidade de monitoramento e controle dos resíduos de agrotóxicos.
Pela plataforma é possível realizar o cadastro da propriedade, dos alimentos, desenvolver as etiquetas para o rastreamento, acesso a caderno de campo digital, online e impresso. No site, também é possível entrar em contato com uma equipe técnica especializada para suprir dúvidas e auxiliar em todas as etapas. A plataforma já está em funcionamento e pode ser acessada pelo site alimentodeorigem.com.br
Informações: Agência de Inovação e Transferência Tecnológica da UFSM/AGITTEC