Quatro pesquisadores dos Cursos de Graduação em Comunicação Social e Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do XIII Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom 2018). O evento teve como tema “Comunicação e informação para o desenvolvimento”, contou com cem trabalhos e ocorreu em Maputo, capital de Moçambique entre os dias 28 e 30 de novembro. O grupo da UFSM apresentou cinco artigos de estudos concluídos ou em andamento.
A Lusocom é a Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, fundada em 1998, com o objetivo de desenvolver as relações entre os países e comunidades de cultura lusófona. Neste sentido, a entidade organiza, a cada dois anos, congressos e publica, desde 2003, a revista científica Anuário Internacional de Comunicação Lusófona.
Participação da UFSM
Representaram a UFSM a professora Rosane Rosa, dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) e em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER); e os pesquisadores Sátira Machado, do pós-doutorado, Ulysses Varela, do doutorado, e Kátia Leonor Alves e Amanda Fiuza e Silva, da graduação em Produção Editorial. Ulysses faz doutorado sanduíche na Universidade Pedagógica de Maputo e Kátia faz intercâmbio desde março deste ano na capital de Moçambique.
“Refletimos sobre o desafio global e coletivo do enfrentamento do crescimento da proliferação de notícias falsas que manipulam e impedem a formação de opiniões próprias e a tomada de decisões conscientes. Tal enfrentamento só é possível por meio da recuperação da credibilidade do jornalismo, da responsabilização das empresas da internet e, principalmente, por meio da educação crítica para mídia em ambientes formais e informais de aprendizagem”, comenta a professora Rosane.
A professora destacou que a oportunidade de promover a participação de acadêmicos e docentes no Lusocom ocorreu graças ao programa Abdias Nascimento da CAPES. “Os bolsistas tiveram uma oportunidade ímpar de apresentar trabalhos num espaço lusófono, conhecer pesquisas e trocar experiências com participantes de diferentes províncias de Moçambique, assim como outras universidades e países como Brasil, Angola, Portugal e Espanha”, comentou.
O próximo Lusocom será em 2020 em Portugal.
Trabalhos da UFSM
“Cara Gente Branca”- identidades e alteridades: branquitude e negritude na Universidade e na mídia(Netflix Brasil)
Satira Machado; Rosane Rosa & Liliane Brignol
Rádios comunitárias em Moçambique: desafios e processos emancipatórios a partir do mapeamento da produção científica
Amanda Rosiéli Fiuza e Silva & Rosane Rosa
A centralidade da Educomunicação em processos emancipatórios
Rosane Rosa
Divulgação científica e mídia digital: Estudo comparativo entre a Fapeam e Fapesp
Ulysses do Nascimento Varela
Glossário infantil: aprendizagens e significações interculturais
Kátia Leonor Alves & Rosane Rosa
Com informações do POSCOM