A cerimônia de abertura da 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções da UFSM, e contou com entrega de prêmios e conferência inicial. Neste ano, a Jornada terá 5113 apresentações de trabalhos.
A mesa inicial foi composta pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burman; o vice-reitor, Luciano Schuch; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulo Renato Schneider; a pró-reitora de Graduação, Martha Bohrer; o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; o coordenador de Iniciação Científica e da JAI, Paulo Cesar Piquini; e o professore e pesquisador, José Motta, responsável pela palestra de abertura sobre metodologias ativas de ensino.
O coordenador da JAI destacou novidades da 33ª edição: apresentação em formato performance e aplicativo para avaliação de trabalhos. As performances serão realizadas nesta terça (23), às 16h, no Espaço Multiuso. Já o APP será operado apenas pelos membros do Comitê de Iniciação Científica.
O reitor, em sua explanação, enfatizou o fortalecimento da JAI, que oferece a oportunidade efetiva de integração dos diferentes setores da pesquisa, da extensão e do ensino. “É gratificante ver o envolvimento dos nossos pesquisadores, dos nossos estudantes, dos nossos técnicos com todas as atividades da JAI. E especialmente também importante de ver que as escolas de educação básica estão se integrando cada vez mais à Jornada Acadêmica Integrada”, comentou.
Reconhecimentos
A 33ª JAI reconheceu a contribuição de professores e técnico-administrativos a partir das seguintes premiações: Pesquisador Destaque, Professor Destaque e Destaque Extensionista.
O professor Bernardo Baldisserotto, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, recebeu o prêmio Pesquisador Destaque.
O professor Frederico Menine Shaf, do Departamento de Processamento em Engenharia Elétrica, ganhou o prêmio de Professor Destaque.
O prêmio de Destaque Extensionista Docente foi entregue à professora Ana Primavesi, por sua atuação na área de agroecologia.
Já o prêmio Destaque Extensionista Técnico-Administrativo em Educação foi conferido a Venice Terezinha Grings, pedagoga da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais.
Metodologias Ativas
A conferência de abertura, intitulada “A Educação para um Mundo Exponencial”, foi proferida pelo professor José Motta, engenheiro civil Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes pela Must University (Flórida, Estados Unidos). Motta também é consultor especialista em Metodologias Ativas de Ensino.
Motta apresentou os fatos que o fizeram mudar a maneira de ministrar as aulas, adequando-se e trabalhando conjuntamente à tecnologia e os novos modos de ensino e aprendizagem. O professor comentou sobre o uso de metodologias ativas de ensino. “Nestas metodologias, você não explica mais o conteúdo para o seu aluno como fazia antes. Você joga esse conteúdo na mão do seu aluno com estratégias, com começo, meio e fim. Se possível, com tecnologias. Mas isso não é o primordial. Então, você deixa o aluno olhar este conteúdo e, às vezes, fazendo intervenções”, explica.
A 33 Jornada Acadêmica Integrada segue até esta sexta-feira (26) com diversas atividades, inclusive eventos satélites. Mais informações sobre a programação você confere no site da JAI.
Acompanhe a cobertura da JAI no site, no Instagram, no Facebook e no Twitter.
Texto: Laura Coelho, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias